Sobre o Deciv

Regimento Interno

A origem do Departamento de Engenharia Civil (DECIV) remonta à criação do Curso de Engenharia Civil em 1896 na Escola de Engenharia. Atualmente os professores do DECIV lecionam em torno de 50 disciplinas nas áreas de Estruturas, Construção Civil e Geotecnia para os Cursos de Agronomia, Arquitetura, Geologia e para as Engenharias Cartográfica, de Produção, de Materiais, de Minas, Elétrica, Mecânica, Química e Ambiental.

Os professores do DECIV participam também de diversas atividades de extensão, pesquisa e ensino de pós-graduação nas suas diversas áreas de atuação. Grande parte das atividades envolvem estudantes de graduação sendo a maioria destes bolsistas de iniciação-científica), proporcionando uma grande interação com a prática da moderna engenharia seja em obras, atividades de pesquisa, experimentos em laboratório e saídas de campo. Grande parte destes trabalhos é realizado com as equipes viculadas aos diversos laboratórios especializados.

Uma das atividades do DECIV mais bem conhecidas, e que tem gerado grande interesse, é a COMPETIÇÃO DE PONTES DE ESPAGUETE. Nesta competição grupos de alunos de graduação são estimulados a projetarem e construirem um protótipo de ponte treliçada para um vão de 1,0 m, utilizando macarrão do tipo espaguete e resina epoxi. A ponte não pode pesar mais do que 900 gf e todas são testadas para verificar qual suporta a maior carga vertical. Os resultados da competição, transmitida ao vivo, tem sido animadores: o recorde atual é de 234 kgf!

 

Skip to content