Arte Negra na Escola promove atividades de lançamento de material pedagógico com foco no Teatro

Arte Negra na Escola é um projeto realizado pelo Departamento de Educação e Desenvolvimento Social – PROREXT em parceria com o Instituto de Artes. Consiste na elaboração de material pedagógico impresso e digital sobre arte negra no Rio Grande do Sul, para uso em escolas,  na perspectiva de disponibilizar a educadores um recurso específico para o ensino de Artes. Em sua terceira edição, tem por objetivo contribuir para o conhecimento da história do teatro negro no RS,  promover a visibilidade de atores, atrizes e demais profissionais negros e negras da cena gaúcha e estimular práticas antirracistas em contextos educativos.  

O lançamento do material será marcado com atividades como oficinas, rodas de conversas e atividade cultural, no dia 01 de dezembro, no Centro Cultural da UFRGS (R. Eng. Luiz Englert, 333). A programação é gratuita e aberta ao público. Inscrições poderão ser feitas na hora ou previamente, pelo formulário https://forms.gle/eMuoviLjo1CKceR76. As oficinas pela manhã têm vagas limitadas.

PROGRAMAÇÃO:

Arte Negra na Escola – Teatro

01 de dezembro – Centro Cultural da UFRGS

9h às 12h – Oficinas paralelas

– OFICINA 1 – Experimentação em Performance ESCORRE – Ministrante: Gabi Faryas, ator, performer, educador, graduando em Licenciatura em Teatro (UFRGS), integrante do Espiralar Encruza.

– OFICINA 2 – Brincadeira da Peneira: Oralidade – Ministrante: Dedy Ricardo, atriz integrante do grupo Usina do Trabalho do Ator, professora da área de teatro do Colégio de Aplicação da UFRGS, doutoranda em Educação (UFRGS).

15h – Caminhos para enegrecer a cena – roda de conversa

Participantes:

Álvaro RosaCosta – compositor, cantor, ator, diretor teatral, professor, formado em Artes Plásticas – UFRGS

Camila Falcão – atriz, cantora, produtora, figurinista, roteirista, formada em Interpretação Teatral –  UFRGS

Diego Ferreira – diretor, produtor, ator e professor, formado em Teatro – UERGS

Jessé Oliveira – diretor, produtor, ator e dramaturgo, formado em Direção Teatral – UFRGS

Kaya Rodrigues – multiartista formada em Teatro – UFRGS

Silvia Duarte – atriz, produtora e professora de Porto Alegre

Mediação: Celina Alcântara – atriz, professora no Instituto de Artes – UFRGS

17h30 –  ERER e práticas artístico-pedagógicas em Teatro

Participantes:

Dedy Ricardo – atriz integrante do grupo Usina do Trabalho do Ator, professora, doutoranda em Educação – UFRGS

Véra Neusa Lopes – professora formada em Ciências Sociais – PUCRS, especialista em Supervisão Escolar e Planejamento da Educação

18h – Apresentação musical com Pâmela Amaro e lançamento do material pedagógico Arte negra na Escola – Teatro

Pâmela Amaro é atriz, compositora e cantora. Seu álbum de estreia, Samba às Avessas, está integrado ao filme curta metragem de mesmo nome