Seminário Debate Ações Afirmativas Em Processos Seletivos De Pós-Graduação

No próximo dia 16 de maio ocorre o terceiro encontro do Seminário Ações Afirmativas na Pós-Graduação: que políticas queremos?, dando continuidade ao debate sobre os processos inclusivos na pós-graduação, atividade realizada pelo Grupo de Trabalho-GT Ações Afirmativas na Pós-Graduação, em parceria com o Projeto de Extensão Afirmação na Pós, coordenado pelo Departamento de Educação e Desenvolvimento Social (DEDS/PROREXT).

Em formato de Rodas de conversa: Escutar é preciso!, o evento recepcionará pessoas que têm seus corpos e ações junto aos movimentos sociais ou integram a comunidade acadêmica, representando, nesse momento, diferentes grupos que são sujeitos de direito às ações afirmativas. A primeira roda, com início às 17 horas, centrará a discussão nas questões relevantes para inclusão de indígenas, pessoas com deficiência e quilombolas em processos seletivos de pós-graduação. Contará com a participação dos estudantes cotistas da UFRGS Woie Kriri Sobrinho Patte (mestrando/PPGEDU), Bruna da Silva Branco (doutoranda/PPGEDU) e Joseane dos Santos (mestranda/PGDR). Também contribuirá com o debate a professora Carolina dos Anjos de Borba, coordenadora do Programa de Pós Graduação Meio Ambiente e Desenvolvimento da Universidade Federal do Paraná. 

Num segundo momento, às 19 horas, a conversa volta-se para especificidades da inclusão de negros, imigrantes, pessoas em situação de refúgio, trans e travestis como pós-graduandos. Rebecca Bernard, mestra em Sociologia pela UFRGS, Caio Tedesco, mestrando no PPGH/UFRGS, e os professores José Carlos Gomes dos Anjos, docente com atuação nos programas de Pós-Graduação em Sociologia e Desenvolvimento Rural da UFRGS, e Pâmela Marconatto Marques, atual coordenadora da Cátedra Sérgio Vieira de Mello,  iniciarão esse potente diálogo. Na mediação das duas rodas de conversa, respectivamente, estarão o doutorando e representante da APG-UFRGS, Diogo Raul Zanini e o docente do Instituto de Física da UFRGS e coordenador do NEABI/UFRGS, Alan Alves Brito.

As transmissões do evento serão feitas no canal do YouTube DEDS UFRGS, nos links:

https://youtu.be/_BHFLBX3kwc (parte 1 – 17h)

https://youtu.be/mN97CVaaf4Q (parte 2 – 19h).

As inscrições podem ser feitas previamente pelo formulário:

https://forms.gle/vHZsFmKnbBqYXfhr9 .

Para  servidores técnico-administrativos da UFRGS é possível realizar inscrições até dia 13/05 pelo  Portal do Servidor, como capacitação via EDUFRGS.

Redimensionar fontes
Modo contraste