Perguntas Frequentes

Sobre as ampliações de vagas

 

1) A definição (e possível expansão) dos números de turmas e vagas de cada disciplina é prerrogativa dos departamentos correspondentes, não da COMGRAD.

2) Existe somente um caso em que a ampliação de vagas é uma obrigação do departamento, devidamente amparada pela legislação da Universidade: quando existem alunos sem vaga, mas dentro da seriação aconselhada para a disciplina em questão. Por exemplo, se uma disciplina for do 3° semestre, somente alunos com I1 = 3 (indice 1 igual a três) devem ser atendidos com obrigatoriedade.

 

Sobre as solicitações em geral junto ao protocolo

 

Todos os pedidos do mesmo gênero (como de créditos complementares, por exemplo) devem ser feitos dentro do mesmo processo. Assim, a cada vez que o aluno quiser fazer novas solicitações do mesmo tipo, o aluno deverá localizar o processo original e adicionar o novo pedido com a documentação correspondente. Em particular, todas as solicitações feitas com base em atividades realizadas no exterior devem ser feitas dentro do processo de afastamento correspondente.

 

Sobre as correções de matrícula

 

De acordo com a resolução 11/2013 do CEPE, as solicitações de correção de matrícula (processos feitos via protocolo, depois de findos os períodos de ajuste e inclusão de matrícula) só podem ser atendidos se caracterizarem falha do sistema em relação ao direito de matrícula do aluno, como uma recusa de matrícula em uma disciplina da seriação aconselhada. Assim, quaisquer solicitações baseadas em critérios de preferência pessoal (como a busca de um horário mais “confortável” ou a tentativa de adiantar disciplinas sem vagas disponíveis) não serão atendidas.

 

Sobre os estágios não obrigatórios

 

1) A COMGRAD só é responsável por autorizar um pedido de realização de estágio ou uma proposta de campo de estágio existentes no sistema. Todos os outros procedimentos relativos ao estágio são tarefas da TUAUFRGS. Mais especificamente, a oferta da vaga de estágio deve ser feita diretamente pela empresa, junto ao DEMADCPG (Divisão dos Estágios de Graduação).

2) De acordo com a resolução 03/2019 desta COMGRAD, para estar habilitado a realizar estágios não obrigatórios, o estudante deve ter concluído integralmente o 5º semestre do curso (I1 maior ou igual a 6).

3) O estágio deve ser realizado obrigatoriamente sob a supervisão de um(a) engenheiro(a), cuja titulação deve ser comprovada por uma das seguintes formas: (1) informação do número de registro no CREA, ou (2) entrega de cópia (frente e verso) do diploma do(a) supervisor(a).

4) Ainda de acordo com a mesma resolução, um novo estágio (ou renovação) só será autorizado se o aluno tiver entregue o relatório correspondente ao estágio já concluído ou em andamento.

5) Solicitações de estágio constantes do Portal da UFRGS só serão consideradas para autorização após o aluno preencher a devida justificativa e indicar o professor orientador, com a respectiva confirmação de concordância do mesmo.

6) O modelo para a escrita do relatório pode ser acessado neste link

7) A validação do estágio se dá pela entrega do relatório impresso ao membro da COMGRAD responsável pela atividade (atualmente, o prof. Daniel Milbrath de León), devidamente assinado, tanto pelo tutor como pelo supervisor do aluno.

 

Sobre os estágios obrigatórios

 

1) A forma mais fácil de se inscrever é fazer primeiro a inscrição no estágio NÃO obrigatório, e, depois, pedir a conversão para obrigatório. Neste caso, a matrícula é considerada válida a partir da data de abertura do processo de conversão. NÃO existe aproveitamento retroativo de um estágio não obrigatório como critério de “dispensa” do obrigatório.

2) O estágio deve ser realizado obrigatoriamente sob a supervisão de um(a) engenheiro(a), cuja titulação deve ser comprovada por uma das seguintes formas: (1) informação do número de registro no CREA, ou (2) entrega de cópia (frente e verso) do diploma do(a) supervisor(a) no ato de solicitação da matrícula.

4) Quaisquer comunicações relacionadas ao estágio obrigatório devem ser feitas através do email estagiocurricularmec@ufrgs.br.

5) O modelo para a escrita do relatório pode ser acessado neste link. Relatórios com formatação diferente da recomendada serão AUTOMATICAMENTE REJEITADOS.

6) A aprovação na atividade depende da avaliação por parte do Coordenador dos Estágios do curso (atualmente, o prof. Volnei Borges), do relatório impresso entregue pelo aluno, que deve estar assinado tanto pelo tutor como pelo supervisor do mesmo. Além do relatório assinado, o aluno também deverá entregar o formulário de avaliação preenchido pelo supervisor.

7) Trabalhos rejeitados na primeira avaliação do Coordenador são considerados em exame, cabendo somente UMA reavaliação. Se o relatório for rejeitado uma segunda vez, o aluno será considerado REPROVADO na atividade.

8) Em função dos prazos necessários ao trâmite do processo, o registro do conceito na atividade só pode ser feito dentro de um dado semestre se o relatório for entregue até 30 dias antes do término das aulas do mesmo. Para alunos que estejam no semestre posterior ao do início da atividade, a perda deste prazo implica ficar EM EXAME na mesma. Se a entrega não ocorrer até 14 dias antes do término das aulas, o conceito resultante será FF.

 

Sobre os créditos complementares

 

1) A conversão de créditos eletivos excedentes em créditos complementares pode ser feita diretamente no Portal do Aluno, não sendo necessário abrir processo para isso.

2) Só são consideradas como válidas as atividades complementares realizadas após o ingresso do aluno no curso. Especificamente, disciplinas de outros cursos realizadas antes do vestibular, transferência interna, etc. não são aceitas.

3) A pontuação considerada para cada atividade é informada na resolução 24/2006 do CONSUN, complementada pela resolução 04/2019 desta COMGRAD.

4) As solicitações de créditos complementares podem ser feitas em qualquer tempo. No entanto, tendo em vista os prazos necessários para avaliar a documentação comprobatória e registrar as decisões correspondentes, as solicitações realizadas pelos discentes só terão decisão assegurada no mesmo semestre de entrada do pedido, se as mesmas forem realizadas até o final da 9ª semana letiva do semestre considerado.

5) O membro da COMGRAD atualmente responsável pela avaliação dos créditos complementares é o prof. Cirilo Seppi Bresolin.

 

Sobre as dispensas por aproveitamento

 

Existem três requisitos básicos a serem satisfeitos para que esta COMGRAD aceite pedidos de equivalência com as disciplinas do curso:

1) Todos os tópicos entendidos como críticos para a formação do aluno devem ter sido cobertos nas disciplinas de origem (quando a COMGRAD tem dúvida sobre esse aspecto, os professores responsáveis pela disciplina em questão são consultados para definir o que é crítico ou não);

2) A carga horária das disciplinas de origem deve ser pelo menos igual à da disciplina do curso;

3) A cadeia de pré-requisitos deve ser respeitada (por exemplo, mesmo que você tenha visto todos os tópicos e satisfeito a carga horária de uma disciplina de 4º semestre, se ainda estiver “devendo” um pré requisito do 2º, a equivalência só será concedida depois que você concluir a disciplina do 2º).

4) Uma vez que a equivalência “um para um” é muito difícil, você pode solicitar a equivalência de uma disciplina do curso por um conjunto de disciplinas de origem (exemplo: Cálculo I e II de outra universidade como equivalentes a Cálculo I do nosso curso).

5) Os membros da COMGRAD atualmente responsáveis pela avaliação de equivalências de disciplinas provenientes de instituições NO BRASIL são os professores Cíntia Cristina Petry Mazzaferro e Felipe Tempel Stumpf. Para instituições ESTRANGEIRAS, os profs. Paulo Smith Schneider e Rafael Antonio Comparsi Laranja.

 

Sobre a cerimônia de colação de grau

 

1) Os procedimentos para a programação da cerimônia de colação de grau não são responsabilidade da COMGRAD, mas da divisão do cerimonial da UFRGS.

2) Para ter direito a uma cerimônia própria, cada curso deve ter pelo menos 15 formandos. Cursos com menos formandos devem, obrigatoriamente, realizar a cerimônia em conjunto com outro da mesma unidade. Usualmente, o curso de Controle e Automação possui menos de 15 formandos e realiza sua formatura em conjunto com a Engenharia Mecânica.

3) Os sorteios para definição das datas de colação de grau ocorrem AINDA NO SEMESTRE ANTERIOR ao da colação em questão.  Assim, os prováveis formandos NÃO PODEM esperar até estarem no último semestre para se mexer, sob pena de ficarem “engatados” em situações indesejáveis que não podem ser mais revertidas (como ter mais de 15 formandos e não poder fazer formatura própria, por exemplo).

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