Informações para Inscrição

Informações para Inscrição

Para inscrição na atividade de ensino Estágio Supervisionado em Engenharia Mecânica, o aluno deve ter integralizado em seu currículo 180 créditos obrigatórios do respectivo curso. A matrícula na atividade de ensino Estágio Supervisionado (Obrigatório) em Engenharia Mecânica, é realizada em duas (02) Etapas.

ETAPA 1

Estar de posse dos seguintes documentos, para solicitar a primeira etapa de matrícula:
a) Requerimento de matrícula e Formulário para Inscrição na Atividade de Ensino, com todas as vias preenchidas.
b) Histórico escolar,
c) Comprovante de matrícula do semestre,
d) Termo de Declaração Discente em Estágio – ERE.
Enviar cópia PDF da documentação anterior, via e-mail, para a SACAD_EE (assuntosedu_eng@ufrgs.br ) solicitando abertura de processo de matrícula na disciplina de Estágio Supervisionado (Obrigatório).

OBS- Somente a SACAD_EE abre o processo no sistema eletrônico SEI, portanto a documentação deve ser enviada para esse Setor.

ETAPA 2

– PETICIONAMENTO
Após a primeira etapa da matrícula o aluno deve solicitar o PETICIONAMENTO (consulte TUAUFRGS). Caso o PETICIONAMENTO não seja feito a matrícula fica pendente.
Para o Peticionamento o aluno precisa preencher os documentos abaixo e acessar o SEI, respeitando um prazo mínimo de 8 (oito) dias úteis, para o início da vigência do estágio, sem a necessidade de qualquer cadastro, ou seja, os alunos UFRGS têm acesso automático no SEI, não necessitando cadastro prévio para acesso ao Sistema.
Termo de Compromisso de Estágio para Estágio Obrigatório, ou Aditivo de Estágio Não-obrigatório para Obrigatório (site TUAUFRGS).
Plano de Atividades.
Declaração do aluno (site TUAUFRGS).

OBS – Quem está em Estágio Não Obrigatório (ENO) e quer usar o período corrente como obrigatório, além do formulário de matrícula, deve fazer NOVO termo de compromisso (através de aditivo) com datas de início e fim IGUAIS aos do formulário. A data de início deve ser prevista para pelo menos oito dias úteis depois da entrada do processo, que não pode ser no último dia útil do mês.
Somente depois de oficializado o estágio entre empresa (conveniada para estágio pela COMGRADMEC) e Universidade, através de Termo de Compromisso ou Contrato de Estágio, devidamente assinado pelo órgão credenciado, a divisão de Estágio da PROGRAD (DEMA), mediante o Peticionamento eletrônico, é que o aluno poderá iniciar o estágio, mesmo já estando matriculado na atividade.

De acordo com o plano pedagógico do curso é vetada a realização do Estágio Supervisionado em qualquer laboratório da universidade, ou outra instituição de ensino.
Por parte da empresa o aluno deve ainda definir o nome do Supervisor do Estágio, indicado pela empresa, que deve ser obrigatoriamente um engenheiro e preferencialmente mecânico, ou de controle e automação.

Contratos de Estágio da modalidade “NÃO-OBRIGATÓRIO” são igualmente válidos, desde que seja feito o Termo Aditivo de conversão de estágio Não-Obrigatório para Obrigatório, desde que atendidos os demais requisitos.
Alunos funcionários de empresa (desde que conveniada) deverão fazer o mesmo procedimento de matrícula na atividade de Estágio Supervisionado. 
Acessar o site TUAUFRGS (https://www.ufrgs.br/tuaufrgs/) para informações diversas.

Modo de matrícula – ATENÇÃO – NOVOS PROCEDIMENTOS REFERENTES À MATRÍCULA EM ESTÁGIO SUPERVISIONADO – ACESSE AS ORIENTAÇÕES NESTE LINK.

– Apresentar documentação necessária na COMGRAD/Mec para aprovação do professor responsável pela atividade.

– Abrir processo (protocolo geral) para se inscrever na Atividade de Ensino, com documentação aprovada.

  1. Processos incompletos serão indeferidos.

PROCEDIMENTOS PARA CONCLUSÃO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

1- Enviar a Planilha de Avaliação, com os pontos já inseridos e assinada pelo
supervisor da empresa, e o Relatório, por e-mail, para o tutor
revisar/avaliar e solicitar as alterações necessárias.

2- Após o retorno das observações/correções do tutor, juntar a Comprovação
da carga horária/efetividade, assinada pelo RH da empresa, e
o Relatório corrigido.

3- Quando tiver tudo avaliado, faz uma cópia PDF, de: a- Relatório, bPlanilha com as notas, c- Comprovação de carga horária.

4- Juntar as cópias PDF do item 3- e enviar para o coordenador de estágio
(prof. Volnei Borges) para ele inserir no processo SEI.

5- O professor Tutor e o Coordenador de Estágio analisam o processo,
estabelecem as notas e fazem as assinaturas eletrônicas e o professor
coordenador de estágio encaminha para a SACAD_EE para registro do
conceito final.

Entrega de relatórios

Expirado o período estabelecido no formulário de inscrição o aluno deverá entregar o relatório e documentação comprobatória ao seu Tutor no prazo máximo de 15 dias úteis e respeitando o calendário estabelecido para cada semestre. Relatórios não entregues no prazo estabelecido terão processos encerrados com atribuição de conceito FF.

Formulários e instruções gerais

– Disponíveis no site do Departamento de Engenharia Mecânica:
https://www.ufrgs.br/demec/eng-mecanica/estagio-obrigatorio/documentacoes/

Observação: A documentação deve ser encaminhada, nos horários especificados para atendimento, na COMGRAD/Mec, ou entregues na secretaria do DEMEC para ser retirada posteriormente, após verificação e aprovação.

———————————————————————–

Estágio Supervisionado: Semestre 2020/1

Horário de atendimento para a inscrição na atividade (COMGRAD/MEC):

Professor: Volnei Borges

quarta-Feira – 8h30min – 10h30min

Sexta-Feira – 8h30min- 10h30min

Skip to content