GIMSCOP/UFRGS e PETROBRAS mais uma vez sucesso no Prêmio ANP 2019

Clique na imagem para ampliá-la

Pela segunda vez o GIMSCOP/UFRGS + PETROBRAS participam da premiação da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis). Neste ano a cerimônia foi realizada no dia 28 de novembro de 2019 no Palácio do Itamaraty, no Rio de Janeiro. Nesta edição concorreram 147 resultados de projetos de cinco empresas petrolíferas, mais de outras 20 empresas brasileiras de tecnologia e mais de 40 instituições credenciadas com diversas unidades laboratoriais. 

Participaram do evento representando o GIMSCOP / DEQUI / UFRGS os professores Marcelo Farenzena e Jorge Otávio Trierweiler em nome de toda a equipe do GIMSCOP.

Clique na imagem para ampliá-la

Vídeo Descritivo do Trabalho

Descrição do Trabalho Finalista

TÍTULO

“WellBot – Autonomous Things (AuT) Aplicado a Poços de Petróleo”

RESUMO

Um sistema autônomo de operação do poço foi desenvolvido para minimizar perdas. O sistema, batizado com o nome de WellBot, permite adentrar em zonas de instabilidade e conduzir o poço em busca da máxima produção possível sem que haja a necessidade de intervenção humana. Os algoritmos do WellBot consistem na associação de técnicas de inteligência artificial e controle avançado de processos. Em uma analogia ao conceito de carro autônomo, o controlador pode ser visto como o automóvel, enquanto que o algoritmo de inteligência artificial pode ser visto como o “motorista virtual”.

A metodologia do WellBot é fundamentada em um algoritmo especialista adaptativo, que diagnostica o que está acontecendo no poço e toma decisões em relação a mudança de set point de um sistema de controle feedback. O sistema de controle é composto por uma camada supervisória de algoritmos preditivos (MPC – Model Predictive Control) e uma camada regulatória baseada em PID (Proportional-Integral-Derivativa). Além disso, o WellBot possui camadas de proteção, que visam a segurança da operação e posicionam o poço em pontos operacionais livres de sobre pressão, se necessário, sem provocar intertravamentos.

Fotos da Equipe no Evento