Pesquisador participa de concurso cultural

O pesquisador de pós-doutorado Jônathan Dambros está participando do concurso cultural da Rede Sapiens. Para o concurso o pesquisador explica brevemente em um vídeo parte de seu projeto de doutorado, focado na detecção de oscilações em indústrias de processos.

Oscilações causam perdas econômicas tipicamente na ordem de 20 milhões de reais por ano por unidade industrial. Dessa forma, é importante identificar onde estão as oscilações para então se diagnosticar a causa e, por fim, corrigir o problema.

Na pesquisa foi desenvolvido um modelo de Inteligência Artificial para a detecção da oscilação, cujo desempenho é superior ao de técnicas tradicionais baseadas em algoritmos.

O modelo está em uso na Petrobras em uma parceria entre a Petrobras, GIMSCOP e Trisolutions. Por fim, esses resultados foram importante para a fundação da Latos, startup incubada na UFRGS que desenvolve soluções em inteligência artificial para a indústria.

A pesquisa é parte de um conjunto de soluções digitais desenvolvidas e em desenvolvimento no GIMSCOP (Grupo de Intensificação, Modelagem, Simulação, Controle e Otimização de Processos), grupo pertencente ao Departamento de Engenharia Química da UFRGS.