Identificação dos parâmetros de design de dutos de luz solar através do emprego da simulação computacional

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Gandhi Escajadillo Toledo
Alexandre Vieira Pelegrini

Resumo

Os dutos de luz solar podem reduzir o consumo de energia gasta em iluminação, como também melhorar o conforto visual nos ambientes. Para a previsão do desempenho lumínico destes sistemas, recomenda-se a utilização de simulações computacionais, como o programa Troplux. O presente artigo tem como objetivo determinar os parâmetros de design para os dutos de luz solar através da simulação computacional. O método aplicado neste trabalho foi dividido em duas etapas. Na primeira etapa foi comparado o desempenho luminoso de três modelos virtuais de dutos de luz solar, com características ópticas iguais, mas com geometrias diferentes, visando identificar a geometria de duto mais eficiente. Na segunda etapa foi simulado o desempenho do duto de luz eleito, tendo como referência as especificações da CIE (Comissão Internacional de Iluminação) para os tipos de céu e incidência solar. Os resultados das simulações foram então empregados para identificar os principais parâmetros de design para o os dutos de luz solar.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Toledo, G. E., & Pelegrini, A. V. (2013). Identificação dos parâmetros de design de dutos de luz solar através do emprego da simulação computacional. Design E Tecnologia, 3(05), 48-56. https://doi.org/10.23972/det2013iss05pp48-56
Edição
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Gandhi Escajadillo Toledo, Universidade Federal do Paraná

Graduada em Arquitetura pela Universidade Nacional Federico Villarreal (2010). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo. Mestre pelo PPGDesign - Programa de Pós-Graduação em Design na UFPR, atua na área de design e energia. Participa como colaboradora externa do IVUDS (Instituto de Habitação, Urbanismo e Desenvolvimento Sustentável) da Universidade Ricardo Palma.