HyperCAL3D, uma ferramenta computacional para o apoio do processo de ensino-aprendizagem de geometria descritiva

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Fábio Gonçalves Teixeira
Sérgio Leandro dos Santos

Resumo

Este trabalho apresenta o HyperCAL3D, um aplicativo de apoio ao ensino de Geometria Descritiva, através do estudo de objetos sólidos. São descritas a metodologia utilizada para a sua implementação e as principais funcionalidades do aplicativo. Foi realizada uma seleção de conceitos a fim de determinar a estrutura funcional que o software deveria atender. A partir disso, foram modeladas as principais funcionalidades através de processos de Geometria vetorial equivalentes aos utilizados na Geometria Descritiva.  Dentre as principais funcionalidades apresentadas destacam-se: o processo de projeção, a representação de linhas ocultas no modelo tridimensional e nas projeções, vistas auxiliares sucessivas em tempo real e em 3D, representação em épura e o processo de interseção. Todas estas ferramentas são implementadas em um aplicativo que auxilia o processo de aprendizagem dos alunos e os procedimentos didáticos dos professores.

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Como Citar
Teixeira, F. G., & dos Santos, S. L. (2013). HyperCAL3D, uma ferramenta computacional para o apoio do processo de ensino-aprendizagem de geometria descritiva. Design E Tecnologia, 3(06), 20-32. https://doi.org/10.23972/det2013iss06pp20-32
Palavras-chave
HyperCAL3D, Geometria Descritiva, Aprendizagem Assistida por Computador
Edição
Seção
Artigos