Aplicação do design for assembly (DfA) no desenvolvimento do projeto conceitual de um dispositivo funcional
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
No contexto industrial atual, verifica-se que as organizações empresariais vêm buscando atualização na utilização de métodos e técnicas para o desenvolvimento de produtos. A busca incessante por tal atualização tem se justificado nos últimos anos em função da globalização da economia, na qual as empresas veem-se imersas em um cenário de alta demanda por qualidade, menor preço, menores prazos de lançamento do produto no mercado e menor permissibilidade na ocorrência de erros, fatores estes diretamente responsáveis por seus índices de competitividade. Este artigo visa aplicar a metodologia denominada Design for Assembly (DFA) como ferramenta de auxílio no desenvolvimento do projeto conceitual de um dispositivo funcional, com o objetivo de comprovar a eficácia de tal teoria em projetos industriais. Tal metodologia é utilizada no desenvolvimento de produtos, tanto em situações de inovação quanto em situações de redesign, visando facilitar as atividades dos operadores durante a montagem de um determinado produto. Através da simplificação da estrutura do projeto, eliminando componentes desnecessários, integrando partes e reduzindo o número de sistemas de junção, obteve-se, uma redução no número de peças, na massa e nas dimensões do dispositivo, causando, por consequência, um impacto nos custos de fabricação.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.