Heurística para avaliação de usabilidade em interfaces de aplicativos smartphones: utilidade, produtividade e imersão

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Valéria Casaroto Feijó
Berenice Santos Gonçalves
Luiz Salomão Ribas Gomez

Resumo

As discussões em torno das novas tecnologias e das grandes mudanças culturais da sociedade contemporânea que delas resultam têm aumentado nos últimos anos, na medida em que se percebe o aumento do uso dos smartphones, que são incorporados ao cotidiano dos indivíduos e que constroem novas relações entre recepção, produção e disseminação de conteúdos. É neste panorama que surgem os app (aplicativos móveis), cujo desenvolvimento demanda atenção especial a questões de usabilidade, conteúdo e experiência do usuário. O presente artigo tem como objetivo avaliar a interface de aplicativos de conteúdo de instituições de ensino superior do sul do Brasil, das categorias de utilidade, produtividade e imersão, a partir da análise, baseada no estudo do GQS/INCoD/UFSC e verificar se o conjunto de heurísticas de usabilidade proposto possui alguma limitação em relação a avaliação de diferentes categorias de aplicativos. Os resultados mostraram que existem sim limitações, mas estas são pequenas e podem ser sanadas se os avaliadores souberem adaptar melhor as ferramentas ao contexto de avaliação. 

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Feijó, V. C., Gonçalves, B. S., & Gomez, L. S. R. (2013). Heurística para avaliação de usabilidade em interfaces de aplicativos smartphones: utilidade, produtividade e imersão. Design E Tecnologia, 3(06), 33-42. https://doi.org/10.23972/det2013iss06pp33-42
Palavras-chave
Usabilidade, Avaliação, Heurísticas, Aplicativos
Edição
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Valéria Casaroto Feijó, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda em Design e Expressão Gráfica pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, na Linha de Hipermídia (2013 - 2015). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Possui graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó Unochapecó (2008). Especialista em Design e Gestão de Imagem pela mesma instituição (2010).