Estudo do comportamento do chassi de veículo em espuma metálica submetido a teste de impacto

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Eduardo Cardoso
Branca Freitas de Oliveira

Resumo

O estudo de espumas metálicas tornou-se atrativo para pesquisadores, tanto da área científica acadêmica quanto industrial, devido às suas propriedades. As espumas metálicas possuem baixa densidade e propriedades físicas, mecânicas e acústicas peculiares, trazendo grandes vantagens em termos de peso e resistência. A ênfase deste trabalho está dirigida ao emprego da espuma metálica no design automotivo com o propósito de estudar o comportamento mecânico e possíveis alternativas de projeto com a utilização deste material para absorção da energia de impacto através da modelagem e conseqüente simulação computacional do modelo conforme estudo de caso: chassi do veículo Sabiá 5 no software para análise do comportamento estrutural pelo método dos elementos finitos ABAQUS-CAE. Muitos materiais celulares são excelentes absorvedores da energia de impacto, apresentando grandes deformações a níveis praticamente constantes de tensão. Quando fala-se em segurança veicular, os crash tests são os mais lembrados. Estes ensaios, por serem considerados uma excelente ferramenta de engenharia, constituem-se em uma poderosa forma de se avaliar e propor soluções no que diz respeito à proteção dos ocupantes em colisões veiculares. Para esta finalidade, segundo os crash tests virtuais realizados, a espuma metálica mostrou-se ideal conforme os resultados apresentados.

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Como Citar
Cardoso, E., & de Oliveira, B. F. (2010). Estudo do comportamento do chassi de veículo em espuma metálica submetido a teste de impacto. Design E Tecnologia, 1(01), 91-101. https://doi.org/10.23972/det2010iss01pp91-101
Palavras-chave
Design automotivo, espuma metálica, método elementos finitos, simulação computacional, crash test
Edição
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Eduardo Cardoso, PGDESIGN/UFRGS

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2003), Especialista em Tecnologia Computacional Aplicada ao Projeto pela UFRGS (2007) e Mestre em Design e Tecnologia - UFRGS (2009). Experiência Profissional na área de Design do ponto-de-venda e Sinalização. Experiência em Pesquisa na área de Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projeto do Espaço Urbano e Simulação Computacional em Design de Produto. Experiência Acadêmica na área de Tecnologia Computacional e Modelagem Tridimensional, Expressão Gráfica, Projeto Visual e Projeto de Produto, como professor do Departamento de Design e Expressão Gráfica nos Cursos de Graduação em Design Visual e Design de Produto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.