Seleção de materiais no design: informações necessárias ao designer na tomada de decisão para a conceituação do produto

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Debora Barauna
Dalton Luiz Razera
Adriano Heemann

Resumo

Este artigo visou contribuir com os estudos de pesquisa e desenvolvimento na interface "design e materiais". O objetivo do trabalho foi conhecer o estado da arte das informações necessárias ao designer para a tomada de decisão na seleção de materiais em fases iniciais de projetos de produto. O método de pesquisa aplicado foi o roteiro "RBS Roadmap”. Tal método descreve fases e etapas para a prática da Revisão Bibliográfica Sistemática. Os resultados obtidos foram a elaboração de modelo teórico e identificação de autores especialistas na área. De modo geral, as pesquisas relatadas no estudo apontaram que as informações de materiais necessárias ao designer configuram-se para além das características técnicas e funcionais. Valores intangíveis que os materiais transmitem para a designação de atributos de produtos foram destacados, tais como associativos, estéticos, emocionais e percebidos. Assim, questões como experiências passadas, personalidade, cultura, ciclo de vida, moda e tendência compõem este quadro. Por fim, a discussão do estudo enfatizou que os pesquisadores têm problematizado a importância das informações de materiais necessárias ao designer. No entanto, ponderou-se que ainda existem lacunas de métodos que adotem essas informações em fases estratégicas, de conceituação do produto, bem como a necessidade de torná-las disponíveis de modo sistêmico.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Barauna, D., Razera, D. L., & Heemann, A. (2015). Seleção de materiais no design: informações necessárias ao designer na tomada de decisão para a conceituação do produto. Design E Tecnologia, 5(10), 1-9. https://doi.org/10.23972/det2015iss10pp1-9
Palavras-chave
Seleção de materiais, Informações, Design de produto, Conceituação, Atributos do produto
Edição
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Debora Barauna, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Design (PPGDesign) da Universidade Federal do Paraná. Possui mestrado em Saúde e Meio Ambiente (2009) e graduação em Design (2004) pela Universidade da Região de Joinville. Tem experiência na área Design, Gestão do Design, Materiais e Sustentabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: métodos, sistemas e processos; design para a sustentabilidade; materiais compósitos poliméricos e fibras vegetais.

Dalton Luiz Razera, Universidade Federal do Paraná

Adriano Heemann, Universidade Federal do Paraná