Conhecimento de sintaxe visual aplicado ao design de jogos digitais independentes

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Samara de Sena
Richard Perassi Luiz de Souza

Resumo

Os estudos de Sintaxe Visual  buscam conhecer e prever os efeitos de sentido estético e significação geral, na variação dos arranjos gráficos e pictóricos em composições visuais. Anteriormente, tratava-se de um conhecimento básico para a realização de produtos gráfico-artesanais, porque orientava os processos de criação e produção, reduzindo os ensaios por “tentativa e erro”, com economia de trabalho e material. Porém, depois do acesso generalizado aos recursos de computação gráfica, os ensaios criativos ficaram cada vez mais ágeis e econômicos, porque o meio gráfico-digital oferece rapidez para fazer, desfazer e refazer ações de desenho, com pouco custo de produção. Mais recentemente, diante da popularização da produção de jogos independentes, a valorização do conhecimento básico sobre Sintaxe Visual deve ser renovada como diferencial competitivo, por causa da ampla oferta de produtos concorrentes e das limitações na composição e na atuação técnica das equipes, incluindo dificuldades orçamentárias e restrições no cronograma de produção. Neste artigo, o conhecimento de Sintaxe Visual é destacado no processo de criação e desenvolvimento do jogo independente Adventurezator: when pigs fly, ressaltando-se as soluções decorrentes de sua aplicação consciente na área de Design de Jogos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
de Sena, S., & de Souza, R. P. L. (2016). Conhecimento de sintaxe visual aplicado ao design de jogos digitais independentes. Design E Tecnologia, 6(11), 42-52. https://doi.org/10.23972/det2016iss11pp42-52
Edição
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Samara de Sena, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Mestranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento - PPGEGC, na linha de pesquisa Mídia e Conhecimento, na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.