Modelo teórico do pensamento e processo criativo em indivíduos e em grupos de design

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Priscila Zavadil
Régio Pierre da Silva
Katja Tschimmel

Resumo

A criatividade no design envolve um processo, que inclui tanto o processo cognitivo do indivíduo, quanto os processos de projeto, de comunicação e compartilhamento de conhecimentos. O pensamento criativo do indivíduo, com suas operações cognitivas e conhecimentos armazenados, permite a criação de novas conexões entre ideias. Entretanto, considerando uma perspectiva contextual e sistêmica, os pensamentos individuais serão também estimulados e influenciados por contextos sociais e trabalhos em grupos, nos quais as ideias são construídas a partir da expressão e comunicação do pensamento do outro. Neste processo, o pensamento em analogias mostrou-se como o procedimento cognitivo fundamental para a conexão entre ideias distintas e o insight criativo. Desse modo, este artigo tem como objetivo identificar as estratégias e os mecanismos que podem ser utilizados para auxiliar o pensamento analógico no design, bem como compreender a própria ocorrência desse pensamento no processo criativo projetual. Para esta finalidade, realizou-se uma revisão de literatura sobre os temas centrais e correlatos ao objetivo, iniciando pelos paradigmas e problemas de design, passando por modelos do processo criativo projetual e pelo pensamento criativo no design, abrangendo seus conceitos, procedimentos cognitivos e mecanismos, com enfoque na analogia. A partir dessa revisão, foi proposto um modelo teórico do processo e pensamento criativo em indivíduos e grupos de design, identificando os principais elementos que os compõem. Com base neste modelo, foi possível identificar os principais componentes do pensamento analógico no design, bem como as estratégias e mecanismos que podem acioná-lo no processo criativo projetual. Espera-se com estes resultados iniciais constituir um framework para auxiliar o pensamento criativo de designers em grupos de projeto.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Zavadil, P., da Silva, R. P., & Tschimmel, K. (2016). Modelo teórico do pensamento e processo criativo em indivíduos e em grupos de design. Design E Tecnologia, 6(12), 1-20. https://doi.org/10.23972/det2016iss12pp1-20
Palavras-chave
processo criativo, design, analogia
Edição
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Priscila Zavadil, UFRGS

Mestre em Design, UFRGS

Doutoranda, Programa de Pós-Graduação em Design, UFRGS