Premissas para o ensino superior do design

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André Luis Marques da Silveira
Cristopher Faoro Bertoni
Vinícius Gadis Ribeiro

Resumo

Este artigo aborda a temática da Educação Superior e objetivo identificar premissas para o Ensino em Design no Brasil. Para tanto, efetua um estudo dos conteúdos das comunicações da área em periódicos e livros quanto ao assunto. O método de investigação utilizado foi a análise de conteúdo e observou as seguintes etapas de investigação: registro de dados, interpretação inferencial e categorização. Num primeiro momento, identifica a frequência do aparecimento de índices lexicais quanto ao relato de problemas no processo de Ensino-aprendizagem do Design e as proposições para o seu enfrentamento. Procede uma interpretação inferencial destes dados e, por fim, propõe como resultado, um conjunto de doze premissas que devem ser observadas quanto ao Ensino Superior em Design, a saber: 1) Incentivar o empreendedorismo; 2) Nivelar a Formação; 3) Desenvolver estrategistas; 4) Pensar a ética na atuação profissional; 5) Educar para o social; 6) Valorizar os ideias humanistas; 7) Repensar as estruturas acadêmicas; 8) Focar na aprendizagem baseada em problemas; 9) Aceitar os novos paradigmas; 10) Fomentar o pensamento crítico reflexivo; 11) Estimular a transdisciplinaridade; 12) Focar nas economias emergentes.

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Como Citar
Silveira, A. L. M. da, Bertoni, C. F., & Ribeiro, V. G. (2016). Premissas para o ensino superior do design. Design E Tecnologia, 6(12), 21-30. https://doi.org/10.23972/det2016iss12pp21-30
Palavras-chave
Instituição de Ensino Superior, Ensino do Design, Premissas para o Ensino-aprendizagem
Edição
Seção
Artigos
Biografia do Autor

André Luis Marques da Silveira, Uniritter

Design