Ambiente virtual de aprendizagem para ensino de costura: um estudo fundado nas concepções intersubjetivas do conhecimento

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Elisangela Manarim Guimarães
Elenir Carmem Morgenstern

Resumo

O presente artigo, resultado de pesquisa de Mestrado Profissional em Design/UNIVILLE, apresenta possibilidades de ampliação do ensino de costura, por intermédio de ambiente virtual de aprendizagem (AVA), conjeturando acesso ao aprendizado de costura à estudantes do Curso Técnico de Produção e Design de Moda do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) do Campus Jaraguá do Sul (SC). A relevância da pesquisa encontra-se na observação da carência de profissionais no setor de confecção, mais especificamente da costura, na falta de qualificação desses profissionais e no desinteresse por essa atividade. Entende-se que, mediante o desenvolvimento de uma plataforma de ensino a distância (EAD), os estudantes não necessitarão exclusivamente posicionar-se perante uma máquina para aprender técnicas e processos da costura, pois terão acesso, por meio de propostas interativas, a um conhecimento coletivo, possibilitado pelo ciberespaço, formador de uma inteligência coletiva. Focalizando as concepções intersubjetivas do conhecimento, trazendo como base teórica a hermenêutica e a dialética, apresentam-se, neste artigo, possibilidades intersubjetivas para a aprendizagem de costura a distância por meio do desenvolvimento de AVA que congregará games de costura, nos quais simular-se-ão montagem de partes de peças do vestuário.  O jogo, configurado a partir de diretrizes resultantes de investigação teórica, intenta ampliar possibilidades de acesso a saberes relacionados a questões técnicas de costura, por intermédio de processos intersubjetivos de aprendizagem.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Guimarães, E. M., & Morgenstern, E. C. (2016). Ambiente virtual de aprendizagem para ensino de costura: um estudo fundado nas concepções intersubjetivas do conhecimento. Design E Tecnologia, 6(12), 65-77. https://doi.org/10.23972/det2016iss12pp65-77
Palavras-chave
costura, concepções intersubjetivas, ambiente virtual de aprendizagem, ensino a distância
Edição
Seção
Artigos