Ver, compreender e aprender: estudo comparado com guias de uso de apps editoriais para dispositivos móveis

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Ana Claudia Dalagnoli
Flávio Anthero Nunes Vianna dos Santos

Resumo

Este estudo foi construído a partir da percepção de que a evolução das tecnologias e, sobretudo, o aprimoramento da comunicação em dispositivos móveis, impacta diretamente no processo de desenvolvimento de aplicativos (apps) e softwares e na relação do ser humano com as novas interfaces. A pesquisa apresenta uma análise comparativa entre os aplicativos para iPad das revistas de decoração e design de interiores Casa Claudia (Editora Abril) e Casa e Jardim (Editora Globo), a partir de testes de usabilidade dos mesmos em tablets Apple. O objetivo foi verificar se os guias de uso disponíveis em aplicativos (apps) de revistas para dispositivos móveis, construídos por textos e imagens, estão cumprindo a função de comunicar, efetivamente, o modo de uso desses apps. As informações foram coletadas junto a mulheres com idade entre 25 e 54 anos que testaram e comentaram o funcionamento das versões atuais dos apps. Foram selecionadas 24 mulheres para fazerem atividades individuais monitoradas em ambos os apps, com dados coletados por meio de observações e think aloud. Os dados obtidos foram analisados, e com base nos resultados foi proposto um ajuste nos requisitos para o desenvolvimento de interfaces de guias para aplicativos com vistas à maior satisfação das usuárias. Foram percebidas falhas severas na apreensão e aplicação das orientações disponíveis nos guias de uso. Os pesquisadores verificaram que os requisitos básicos para aumentar a satisfação e melhorar a usabilidade estão relacionados à facilidade de compreensão e à simplicidade no uso, o que pode ser obtido por meio de melhorias relacionadas à aplicação da tecnologia, ao conhecimento dos processos cognitivos dos usuários e à aplicação de conceitos semióticos de comunicação. O estudo pode servir de base para o desenvolvimento e análise de guias de uso de outros apps com características similares, em diversos sistemas operacionai

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Como Citar
Dalagnoli, A. C., & dos Santos, F. A. N. V. (2016). Ver, compreender e aprender: estudo comparado com guias de uso de apps editoriais para dispositivos móveis. Design E Tecnologia, 6(12), 89-100. https://doi.org/10.23972/det2016iss12pp89-100
Palavras-chave
Design de Interface, Usabilidade, Dispositivos móveis, Aplicativos editoriais, Guias de Uso
Edição
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Ana Claudia Dalagnoli, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Mestre em Design, com Área de Concentração em Métodos e Fatores Humanos pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (2015), . Especialista em Design Gráfico e Estratégia Corporativa nas modalidades Mercado de Trabalho e Formação para o Magistério Superior pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI (2007). Graduada em Comunicação Social - habilitação em Jornalismo pela UNIVALI (2004). Atua como coordenadora de Gestão de Eventos da UNIVALI. Possui experiência na área de Comunicação e Design Gráfico, com ênfase nos seguintes temas: design em mobile devices, comunicação, revistas, linguagem, identidade gráfica, usabilidade e aplicativos editoriais.