Toolkit de design centrado no humano para o mini morar

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Marina Pezzini
Vera Helena Moro Bins Ely
Roy Ristow Wippel Schulenburg

Resumo

A transformação histórica da habitação demonstra que as pessoas se adequam às mais diversas condições de vida e que reagem a essas condições com criatividade, viabilizando novos e novos modos de morar. Aparentemente, essa transformação não se beneficia de uma antiga discussão acadêmica que mede em centímetros os níveis de desempenho da habitação e que toma das pessoas o protagonismo na resolução dos problemas que elas vivenciam todos os dias. A habitação deve ser concebida de maneira participativa, para impulsionar as transformações desejáveis dos indivíduos e da sociedade. Este artigo apresenta uma pesquisa que propõe o design centrado no humano – DCH para ampliar o protagonismo das pessoas, estimular a empatia dos profissionais de projeto e renovar as compreensões sobre a habitabilidade, a usabilidade do mobiliário doméstico e a satisfação residencial na habitação compacta, sobretudo entre os usuários de menor renda. O objetivo é compartilhar o processo de criação do toolkit de DCH destinado ao levantamento de dados sobre o habitar compacto e de menor renda junto às usuárias, como informantes de pesquisa. As ferramentas desse toolkit incluem um questionário online e um baralho de imersão in loco, cujo aspecto lúdico atribui o protagonismo às usuárias, bem como estimula um diálogo profundo e descontraído com elas. Os resultados que foram obtidos com esse toolkit contribuem para a atualização e a complementação dos conceitos e dos atributos que definem a habitabilidade e que proporcionam a satisfação habitacional. Proporcionam aos pesquisadores e aos profissionais de projeto um rol de informações que fomentam a inovação nas suas atividades de pesquisa e desenvolvimento. Também fomentam a inovação nos setores da construção civil, da produção industrial, da prestação de serviços e do serviço público, de modo a beneficiar a qualidade de vida de todos os usuários da habitação compacta, sobretudo os usuários de menor renda.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Pezzini, M., Ely, V. H. M. B., & Schulenburg, R. R. W. (2018). Toolkit de design centrado no humano para o mini morar. Design E Tecnologia, 8(15), 23-50. https://doi.org/10.23972/det2018iss15pp23-50
Edição
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Marina Pezzini, UFSC

Designer industrial mestre em arquitetura e professora de design

Vera Helena Moro Bins Ely, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

Possui graduação em Curso de Arquitetura e Urbanismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1979), mestrado em Licence en Architecture Urbaine - Universite Catholique de Louvain (1982) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997). Atualmente é professora Titular da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: Acessibilidade/Desenho Universal, Psicologia Ambiental e Morfologia Urbana.

Roy Ristow Wippel Schulenburg

Formado em 2005 em Design com habilitação em programação visual pela Univille. Especialista em Design Gráfico e Estratégia Corporativa pela Univali (2008), mestre em Design e Expressão Gráfica pela UFSC (2012) e cursando doutorado em Design na linha de pesquisa Sistemas de Informação da UFPR (início em 2014). Iniciou na docência em 2007 na UNERJ (atual Católica) em Jaraguá do Sul no curso de moda com as disciplinas de Fotografia e Ilustração Digital. É professor dos cursos de Design e Sistemas de Informação na Univille. Atualmente ministra as disciplinas de Meios de Representação, Materiais Expressivos, Oficina Gráfica e Design de Interface, Interação Homem-Computador. Coordena o grupo de pesquisa Design Centrado no Humano e colabora com o grupo de pesquisa de Design de Superfície com Interesse Social e Estudos em Informática Aplicada na Univille.