Avaliação de um conjunto preliminar de recomendações para o design de conteúdos educacionais digitais baseados em texto e acessados a partir de smartphones

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Juliane Vargas Nunes
Berenice Santos Gonçalves
Gilson Braviano

Resumo

Dentro do contexto atual, onde a publicação de um texto não se restringe mais a um determinado meio ou dispositivo, se insere a aprendizagem móvel. Contudo, os dispositivos móveis e, em especial os smartphones, possuem limitações quanto às suas características e contexto de uso. Ademais, a concepção de conteúdos educacionais envolve processos cognitivos relacionados à aprendizagem. Assim, o design de conteúdos educacionais digitais baseados em texto necessita de critérios específicos que orientem o processo de concepção e verificação da solução proposta ao longo do projeto. Porém, os estudos nessa área ainda são escassos e dispersos. Nesse sentido, o presente artigo apresenta uma avaliação realizada com um conjunto preliminar de recomendações para o design desse tipo de conteúdo como parte de uma pesquisa mais ampla. Para tanto, se sustenta na consulta a um grupo de profissionais experientes, a partir de um questionário aplicado com base no método Delphi. A partir de seus resultados foi possível verificar a relevância de grande parte das recomendações e excluir aquelas consideradas menos importantes, tornando o conjunto mais pertinente e enxuto. As recomendações excluídas estavam relacionadas às condições do ambiente de interação, ao compartilhamento de dispositivo, à construção colaborativa do conteúdo, às características dos diferentes tipos e formatos de conteúdo educacional; bem como às características dos diferentes tipos, gêneros e espécies de texto.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Vargas Nunes, J., Gonçalves, B. S., & Braviano, G. (2018). Avaliação de um conjunto preliminar de recomendações para o design de conteúdos educacionais digitais baseados em texto e acessados a partir de smartphones. Design E Tecnologia, 8(15), 12-22. https://doi.org/10.23972/det2018iss15pp12-22
Edição
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Juliane Vargas Nunes, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Design da UFSC na linha de mídia e tecnologia, Mestre em Design no mesmo Programa, Bacharel em Design Gráfico pela UFPel e Técnica em Programação Visual pelo CEFET-RS. Tem como foco de pesquisa temas relacionados ao Design de Interface, Design de Interação e Usabilidade em sistema digitais. Sua pesquisa de doutorado é focada no design de conteúdos educacionais digitais baseados em texto, acessados a partir de smartphones. É membro dos grupos de pesquisa do CNPq Estudo de Ambiente Hipermídia voltado ao processo de Ensino-Aprendizagem e Design de publicações digitais, certificados pela instituição.

Berenice Santos Gonçalves, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004), mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) e graduação em Artes Visuais - Bacharelado e Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990). Atualmente exerce a função de professor Associado na Universidade Federal de Santa Catarina onde ministra disciplinas nas áreas de Teoria da Cor, Ergonomia e usabilidade e Design Digital para o curso de Graduação em Design. Atua no Programa de Pós-Graduação em Design [Mestrado e Doutorado]. Desenvolve pesquisas nas linhas de Mídia e Mídia e Tecnologia a partir dos seguintes eixos: Interação e Interface; Design Editorial no contexto das tecnologias digitais; e Hipermídia para Aprendizagem. É líder do grupo de pesquisa Publicações digitais; e vice-líder do grupo de pesquisa Ambientes Hipermídia para apoio ao processo ensino aprendizagem.

Gilson Braviano, Universidade Federal de Santa Catarina

É Doutor em Matemática Aplicada pela Université Joseph Fourier (Grenoble-França), Licenciado em Matemática e Mestre em Engenharia de Produção, na área de Pesquisa Operacional, pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atua, desde 1995, no Departamento de Expressão Gráfica da UFSC, ministrando disciplinas como Desenho Geométrico, Geometria Descritiva, Métodos de Representação e Pesquisa em Design. Está na classe titular e integra o quadro de docentes permanentes no Mestrado e Doutorado em Design da UFSC, tendo atuado, por cinco anos, na Pró-Reitoria de Cultura e Extensão. Suas áreas de interesse envolvem os Métodos de Representação, os Ambientes Virtuais de Aprendizagem e o uso da Estatística para a Análise de Dados. É tutor do grupo PET Conexões de Saberes da UFSC, preside a ABEG - Associação Brasileira de Expressão Gráfica e integra, no INEP/MEC, o Banco de Avaliadores das Instituições de Ensino Superior Brasileiras.