Avaliação de um conjunto preliminar de recomendações para o design de conteúdos educacionais digitais baseados em texto e acessados a partir de smartphones

Main Article Content

Juliane Vargas Nunes Berenice Santos Gonçalves Gilson Braviano

Resumo

Dentro do contexto atual, onde a publicação de um texto não se restringe mais a um determinado meio ou dispositivo, se insere a aprendizagem móvel. Contudo, os dispositivos móveis e, em especial os smartphones, possuem limitações quanto às suas características e contexto de uso. Ademais, a concepção de conteúdos educacionais envolve processos cognitivos relacionados à aprendizagem. Assim, o design de conteúdos educacionais digitais baseados em texto necessita de critérios específicos que orientem o processo de concepção e verificação da solução proposta ao longo do projeto. Porém, os estudos nessa área ainda são escassos e dispersos. Nesse sentido, o presente artigo apresenta uma avaliação realizada com um conjunto preliminar de recomendações para o design desse tipo de conteúdo como parte de uma pesquisa mais ampla. Para tanto, se sustenta na consulta a um grupo de profissionais experientes, a partir de um questionário aplicado com base no método Delphi. A partir de seus resultados foi possível verificar a relevância de grande parte das recomendações e excluir aquelas consideradas menos importantes, tornando o conjunto mais pertinente e enxuto. As recomendações excluídas estavam relacionadas às condições do ambiente de interação, ao compartilhamento de dispositivo, à construção colaborativa do conteúdo, às características dos diferentes tipos e formatos de conteúdo educacional; bem como às características dos diferentes tipos, gêneros e espécies de texto.

Article Details

Como Citar
VARGAS NUNES, Juliane; GONÇALVES, Berenice Santos; BRAVIANO, Gilson. Avaliação de um conjunto preliminar de recomendações para o design de conteúdos educacionais digitais baseados em texto e acessados a partir de smartphones. Design e Tecnologia, [S.l.], v. 8, n. 15, p. 12-22, jun. 2018. ISSN 2178-1974. Disponível em: <https://www.ufrgs.br/det/index.php/det/article/view/431>. Acesso em: 11 dez. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.23972/det2018iss15pp12-22.
Edição
Seção
Artigos