Cooperação e competição entre estudantes de design Recomendações ao professor fundamentadas no jogo Dilema do Prisioneiro

Main Article Content

Arabella Natal Galvão da Silva Adriano Heemann

Resumo

O trabalho em equipe é essencial para a atuação do designer, no contexto atual, por isso é exercitado durante o ensino da graduação. Para que o resultado do trabalho em equipe seja satisfatório, é necessário que cada integrante da equipe coopere com seus pares. Porém, a cooperação nem sempre é estimulada pelo professor, especialmente em disciplinas de projetos. Uma forma de abordar a díade cooperação/competição é por meio do jogo Dilema do Prisioneiro. Essa abordagem, pouco empregada no campo do design, foi utilizada por Shih, Hu e Chen (2006) para analisar o comportamento de estudantes de design em disciplinas de projeto e delinear recomendações para o professor estimular a cooperação. A partir dos resultados apresentados por Shih, Hu e Chen (2006), este artigo tem por objetivo descrever pesquisas sobre o jogo Dilema do Prisioneiro que possibilitem ampliar a compreensão das relações de cooperação e competição entre estudantes em disciplinas de projeto, delineando mais recomendações para professores destas disciplinas com vistas ao estímulo à cooperação. Para alcançar este objetivo foram realizadas pesquisas bibliográficas sistemáticas e assistemáticas que convergiram para a análise minuciosa de duas dissertações de mestrado e onze artigos científicos. As proposições destes documentos foram comparadas com os resultados encontrados por Shih, Hu e Chen (2006), o que propiciou a constatação de contrastes importantes. Foi possível verificar que duas recomendações de Shih, Hu e Chen (2006) destacam-se por não se relacionarem com as demais publicações analisadas: o incentivo à comunicação e o estímulo à competição entre as equipes como forma de aumentar a cooperação dentro de cada equipe. Outras recomendações destes autores alinham-se às demais pesquisas, como a avaliação por pares. Entretanto a importância da empatia entre os integrantes da equipe e o processo de formação das equipes constituem fatores ainda pouco esclarecidos pela literatura.

Article Details

Como Citar
SILVA, Arabella Natal Galvão da; HEEMANN, Adriano. Cooperação e competição entre estudantes de design. Design e Tecnologia, [S.l.], v. 8, n. 15, p. 68-80, jun. 2018. ISSN 2178-1974. Disponível em: <https://www.ufrgs.br/det/index.php/det/article/view/443>. Acesso em: 16 ago. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.23972/det2018iss15pp68-80.
Edição
Seção
Artigos