A Técnica Delphi e Análise de Conteúdo como Estratégias de Obtenção do Consenso em dinâmicas de design participativo

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Marli Everling
Claudia Renata Mont'Alvão

Resumo

Em 2012, a tese de doutorado denominada 'Recomendações para aprendizagem assíncrona em ambiente virtual de aprendizagem' (2011) foi referenciada por Santa Rosa no livro 'Design Participativo' para apresentar brevemente a técnica Delphi como uma possível ferramenta para engajar os participantes. O objetivo da tese foi estabelecer fundamentos educacionais e ergonômicos para a aprendizagem assíncrona, no entanto, em virtude da identificação da lacuna de conhecimento sobre temas como Delphi técnica, análise de conteúdo e ferramentas gráficas serão abordadas como uma tecnologia de acesso ao conhecimento dos participantes (especialistas).  Assim, em virtude da autoria da tese e da identificação de uma lacuna do conhecimento conectando a técnica Delphi e Análise de Conteúdo ao design participativo, este artigo pretende ser um documento orientador didático das etapas e estágios envolvidos no processo de construção do consenso em uma perspectiva coletiva. Como resultado apresenta-se uma tecnologia de obtenção de consenso em abordagens de design participativo. Ao mesmo tempo, esta discussão pretende explorar perspectivas de comunicação, alinhamento e consenso no contexto de projetos de design participativos. Embora a ferramenta tenha sido explorada em um contexto educacional, acredita-se que tenha o potencial para replicação em projetos participativos/projetos de pesquisa orientados para o consenso. A estrutura da análise foi realizada em quatro etapas: (1) a técnica Delphi e seu potencial para alcançar consenso (incluindo o fluxograma preliminar da estrutura de rodadas; relevância dos pré-testes para mensurar o tempo médio de resposta e a eficácia da comunicação; estruturação dos questionários e a condução das rodadas Delphi; (2) análise de conteúdo como técnica analítica e de síntese; (3) contribuição de recursos visuais em processos decisórios, e (4) o potencial das técnicas Delphi e análise de conteúdo para obtenção do consenso em dinâmicas de design participativo.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Everling, M., & Mont’Alvão, C. R. (2019). A Técnica Delphi e Análise de Conteúdo como Estratégias de Obtenção do Consenso em dinâmicas de design participativo. Design E Tecnologia, 9(19), 18-28. https://doi.org/10.23972/det2019iss19pp18-28
Edição
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Claudia Renata Mont'Alvão, PPGDesign/PUC-RIO

Possui graduação em Desenho Industrial, Projeto de Produto, pelo Centro Universitário da Cidade (1994), Mestrado e Doutorado em Engenharia de Transportes pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997 e 2001). Atualmente é Professora Associada e Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Design da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro PPGDesign PUC-Rio. Desde 2002 atua como Coordenadora do Laboratório de Ergodesign e Usabilidade de Interfaces (LEUI/PUC-RIo). Como atividades decorrentes da atuação no LEUI/PUC-Rio é coordenadora geral dos eventos ERGODESIGN & USIHC (desde 2000) e editora-chefe da Revista Ergodesign & HCI (lançada em 2013). Contribui ainda como consultora ad hoc de varias agências de fomento, tais como CNPq, FAPESP e FAPEMIG. Tem como interesse de pesquisa o estudo e a aplicação da Ergonomia nas áreas de informação/advertências, interação humano-computador, ambiente construído e sistemas de transportes. Bolsista de Produtividade do CNPq nivel 2 (2015-2017/ 2018-2020)