Modelo de apoio à seleção tipográfica no contexto do design editorial

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Mary Vonni Meurer
Berenice Santos Gonçalves

Resumo

A tipografia é fundamental para o desenvolvimento de projetos de design editorial, contribuindo com os aspectos informacionais e com a identidade visual das publicações. Além de fundamental, a escolha de fontes adequadas a um projeto pode ser um processo complexo que requer conhecimentos específicos sobre a tipografia aplicada ao design editorial.  Partindo destes pressupostos, o presente estudo descreve a construção do um modelo de apoio à seleção tipográfica. A pesquisa realizada foi de natureza aplicada, do tipo exploratória e com abordagem qualitativa. A partir de revisão bibliográfica e sistemática ressaltou-se as contribuições das ciências cognitivas, da ergonomia e da administração para a compreensão do processo de tomada de decisão. Posteriormente, realizou-se consulta à especialistas com o objetivo de identificação dos critérios de seleção tipográfica no âmbito design editorial. Por fim, efetuou-se uma dinâmica de aplicação com participação de alunos concluintes do curso de graduação em Design. A pesquisa resultou em um modelo do tipo conceito-processual composto por 5 etapas:  contexto do problema, critérios, hierarquia, busca e avaliação. Os 8 critérios de seleção definidos foram agrupados em fatores formais e funcionais, fatores conceituais, fatores técnicos e fatores legais e econômicos. Além do modelo também foi desenvolvido um material complementar e uma matriz de seleção para auxiliar na aplicação do modelo.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Meurer, M. V., & Gonçalves, B. S. (2019). Modelo de apoio à seleção tipográfica no contexto do design editorial. Design E Tecnologia, 9(19), 66-76. https://doi.org/10.23972/det2019iss19pp66-76
Edição
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Mary Vonni Meurer, UFSC

Possui Doutorado e mestrado em Design, linha de pesquisa Mídia e Tecnologia, pela Universidade Federal de Santa Catarina ? UFSC, especialização em Comunicação na Era Digital e graduação em Design Gráfico, ambas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná ? PUCPR. É professora efetiva da Universidade Federal de Santa Catarina ? UFSC atuando no curso de Design, nas disciplinas de Projeto Editorial, Tipografia, Tipografia Aplicada ao Design Editorial e Projeto Gráfico Ambiental. Também desenvolve pesquisas e orienta projetos relacionadas a tipografia e ao design editorial. Desenvolveu durante o doutorado pesquisa relacionada ao processo de seleção tipográfica para projetos de design editorial, resultando e um modelo e um conjunto de 8 critérios para apoiar este processo.

Berenice Santos Gonçalves, UFSC

Possui Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004), mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) e graduação em Artes Visuais - Bacharelado e Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990). Atualmente exerce a função de professor Associado na Universidade Federal de Santa Catarina onde ministra disciplinas nas áreas de Teoria da Cor, Ergonomia e usabilidade e Design Digital para o curso de Graduação em Design. Atua no Programa de Pós-Graduação em Design [Mestrado e Doutorado]. Desenvolve pesquisas nas linhas de Mídia e Mídia e Tecnologia a partir dos seguintes eixos: " interação e Interface", "Design Editorial no contexto das tecnologias digitais".e "Hipermídia para Aprendizagem. È líder do grupo de pesquisa "Publicações digitais" e vice-líder do grupo de pesquisa "Ambientes Hipermídia para apoio ao processo ensino aprendizagem".