Jogos analógicos como ferramentas estratégicas para as marcas

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Diego Piovesan Medeiros

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar conceitos e aplicações das práticas de jogos no contexto empresarial. Com isso, busca-se uma relação entre o lúdico e as marcas, possibilitando novas ideias imersivas e colaborativas em processos de branding. Entende-se que em um mercado global, modelos, ferramentas, processos de design, possam corroborar para um fortalecimento das marcas e os jogos possuem um importante papel nesse contexto. O artigo faz uma abordagem teórica e bibliográfica, sendo parte da pesquisa de doutorado deste autor, apontando o jogo como experiência lúdica, suas características e mecânicas, utilizando como referência autores como Huizinga (2005), McGonigal (2012) e Salen e Zimmerman (2012). Em seu caráter final, o artigo apresenta aplicações práticas de modelos colaborativos dentro de uma pesquisa de referências tanto de mercado, quanto bibliográficas. Os jogos apresentados representam um recorte das possibilidades estratégicas e criativas que designers, gestores de marca e demais pesquisadores podem utilizar em uma prática mais imersiva e engajada na gestão. Aliando as pesquisas, também se apresenta um grupo de técnicas já consolidadas na literatura afim de caracterizar que modelo lúdicos, podem ser desenvolvidos também com recursos simples. Ao término, conclui-se que designers e gestores de marca possuem inúmeros recursos e estruturas lúdicas para processos, indiferente da etapa projetual ou de gestão. Conclui-se também que jogos servem como ferramenta de aprendizado, simulação e participação, mas principalmente, este artigo torna claro o processo colaborativo e com isso, rico em ideias e possibilidades.    

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Medeiros, D. P. (2019). Jogos analógicos como ferramentas estratégicas para as marcas. Design E Tecnologia, 9(17), 56-63. https://doi.org/10.23972/det2019iss17pp56-63
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Diego Piovesan Medeiros, Faculdade SATC

Mestre em Design. Coordenador do curso de Design da Faculdade SATC. Criciúma/SC.