A taxonomia de Kirk: um novo olhar para os gráficos estatísticos em periódicos científicos na área de artroscopia médica.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Vanessa Kupczik
Carla Galvão Spinillo

Resumo

A visualização de dados é utilizada para gerar gráficos com base em dados estatísticos. Estes gráficos são utilizados em estudos científicos para ilustrar, explorar e explicar os dados encontrados. Todavia, pouco se tem estudado sobre a função da visualização de dados em periódicos científicos na perspectiva do design da informação. Este estudo traz um uma breve história dos gráficos, um levantamento de gráficos em nove edições do periódico científico internacional Arthroscopy com base na classificação proposta por Kirk em 2012. Os resultados mostraram a maior incidência de gráficos com propósitos de comunicação de comparação de categorias e mudanças ao longo do tempo. Porém, a classificação de Kirk não contemplou alguns gráficos da amostra. Conclui-se que esta classificação, apesar de pertinente, não foi suficiente para categorizar os gráficos estatísticos da amostra. Com base neste estudo foram propostas novas categorias de gráficos estatísticos para a classificação de Kirk.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Kupczik, V., & Spinillo, C. G. (2019). A taxonomia de Kirk: um novo olhar para os gráficos estatísticos em periódicos científicos na área de artroscopia médica. Design E Tecnologia, 9(17), 39-48. https://doi.org/10.23972/det2019iss17pp39-48
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Vanessa Kupczik, UFPR

Doutoranda em Design de Sistemas de Informação pela UFPR. Mestre em Design pela Universidade Federal do Paraná (2009). Tem experiência na área de projetos e negócios em Design Gráfico, Design da Informação, Embalagem, Webdesign, Design de Interação, Design Digital, Marketing Tradicional , Marketing Digital e Novas Mídias. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001

Carla Galvão Spinillo, UFPR

Dr Carla Galvão Spinillo (PhD, University of Reading, GB, 2000 e pós-doutorado na University of Avans, Holanda, 2010) é docente e pesquisadora na UFPR_ Universidade Federal do Paraná. Foi coordenadora do PPGDesign por duas vezes, e membro do Conselho Universitário (2009-2010). É Bolsista Produtividade do CNPq para condução de pesquisa em design da informação, linguagem gráfica e alfabetismo visual. Seu principal interesse em pesquisa é na área de saúde com foco em instruções visuais impressas e animadas, tendo publicado nesses temas no Brasil, Alemanha, Inglaterra, EUA, Argentina e no México. Além de sua atuação acadêmica, foi co-editora da Revista Brasileira de Design da Informação - InfoDesign (2003-2013). Atualmente é editora geral do IDJ-Information Design Journal (John Benjamins Publishers, Holanda), editora associada do Books of Selected Readings of the IVLA -International Visual Literacy Association (EUA) conferences e membro do corpo editorial do JVL- Journal of Visual Literacy (EUA). Foi co-fundadora da SBDI- Sociedade Brasileira de Design da Informação (2002), sendo duas vezes presidente da mesma, e membro do corpo de diretores do IVLA e do Publication Committee (2008?2010), sendo associada a estas instituições.