Análise de aplicativos destinados ao aprendizado de crianças com transtorno do espectro autista

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Bruna Orso Lucian
Alexsandro Stumpf

Resumo

Este trabalho apresenta uma análise comparativa entre os aplicativos educacionais destinados para crianças autistas (TEA), visando ressaltar as necessidades dos usuários na utilização do sistema, para que promovam uma experiência satisfatória e agradável. Para tanto, foram pesquisadas interfaces e aplicativos direcionados ao público alvo em questão. A metodologia parte do Projeto GAIA, um guia de recomendações para ajudar desenvolvedores de softwares e educadores digitais a entender melhor como desenvolver websites e aplicativos mais adequados às necessidades de crianças autistas. O empenho é para que seja encontrado um aplicativo com interfaces coerente com as necessidades desses usuários, a partir de um contexto bem definido, salientando a importância de recursos que exploram a questão visual, com atividades interativas, recursos de som, com uso de imagens e animação adequado ao aprendizado de pessoas com autismo, com foco através das recomendações do Projeto GAIA. O estudo pode servir de base para o desenvolvimento e análise de outros aplicativos com características similares, em diversos sistemas operacionais, utilizando os mesmos procedimentos metodológicos, apenas ajustando os requisitos relacionados ao público-alvo.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Lucian, B. O., & Stumpf, A. (2019). Análise de aplicativos destinados ao aprendizado de crianças com transtorno do espectro autista. Design E Tecnologia, 9(19), 43-65. https://doi.org/10.23972/det2019iss19pp43-65
Edição
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Bruna Orso Lucian, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)

Graduada em Design Visual pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó).

Alexsandro Stumpf, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)

Mestrado em Design e Expressao Gráfica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Merchandising, Varejo e Promoção de Vendas e bacharel em Publicidade e Propaganda (Unochapecó). Professor titular da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó).