Design de joias a partir de aspectos plásticos da dança conteporânea

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Eliana Paula Calegari
Carlos Gustavo Hoelzel

Resumo

Este estudo consiste em mostrar de maneira objetiva e clara as etapas de desenvolvimento do projeto de uma coleção de joias a partir de aspectos plásticos da dança contemporânea. Para alcançar esse objetivo, foram realizadas pesquisas em torno do design de joias e a dança contemporânea, sendo utilizada como referência no processo criativo durante a projetação das peças. Desenvolveram-se alternativas de solução através de desenhos e traços de composição de referenciais plásticos da dança onde se procurou seguir uma linguagem visual uniforme nos esboços, a fim de materializá-los em modelos artesanais, com as características dos valores estéticos simbólicos da dança contemporânea.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Calegari, E. P., & Hoelzel, C. G. (2011). Design de joias a partir de aspectos plásticos da dança conteporânea. Design E Tecnologia, 2(03), 46-53. https://doi.org/10.23972/det2011iss03pp46-53
Palavras-chave
Design, joias, dança contemporânea
Edição
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Eliana Paula Calegari, Universidade Federal de Santa Maria

Atualmente é acadêmica do curso de Desenho Industrial – Projeto de Produto da Universidade Federal de Santa Maria – RS, provável formanda do primeiro semestre de 2011, onde participa de projetos de pesquisa e extensão nas áreas de desenvolvimento de brinquedos e design de joias.

Carlos Gustavo Hoelzel, Universidade Federal de Santa Maria

Graduação em Desenho Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria (1993), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Maria e vice-diretor do Centro de Artes e Letras dessa Universidade. Atua particularmente, na área de Design Gráfico, em desenvolvimento de Interfaces para EAD, ergonomia cognitiva, e estudo de linguagem visual. Coordenou a equipe multidisciplinar de tecnologias da informação e da comunicação aplicadas à educação e a Universidade Aberta do Brasil na Universidade Federa de Santa Maria. Em design de produto pesquisa indicadores de tendências de linguagem estética e de uso para aplicação a linhas de produtos.