Prospective studies and design management: search for innovation guided by meaning

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Valkiria Pedri Fialkowski
Virgínia Kistmann

Resumo

Este trabalho apresenta um estudo exploratório e descritivo sobre o uso da pesquisa prospectiva aplicada à gestão do design para gerar inovação orientada pelo significado. A inovação tem sido usada como uma estratégia chave para o crescimento e manutenção de empresas no mercado competitivo. No entanto, na maioria dos casos, o desenvolvimento da inovação é geralmente baseado na mudança tecnológica ou na pesquisa de mercado tradicional. A primeira necessita de investimento consistente e tempo e a segunda depende apenas das necessidades articuladas pelos consumidores atuais, o que limita os resultados inovadores. Nesse contexto, como abordagem alternativa, a pesquisa prospectiva é considerada uma estratégia em potencial, pois antecipa as necessidades futuras do consumidor. No entanto, visando o trabalho do designer, há uma falta de informação sobre como gerenciá-lo para promover a inovação de significado, buscando oportunidades emergentes por meio do uso de pesquisas de prospecção. Assim, este trabalho visou uma proposta de requisitos para aperfeiçoar a gestão do design nas empresas, utilizando-se de pesquisas prospectivas para fomentar a inovação guiada pelo significado. Primeiramente, a pesquisa foi realizada por meio de uma revisão bibliográfica, com fases sistemáticas e assistemáticas, seguida de sua interpretação e análise, que resultou em diretrizes previas. A partir delas, um método Delphi foi conduzido com especialistas, gerentes e designers, para validar a revisão. Confrontando os resultados anteriores com a visão dos especialistas, o trabalho propõe uma lista de requisitos para os níveis estratégico, tático e operacional da gestão de design. Eles pretendem fomentar o uso de pesquisas prospectivas dentro da gestão de design para gerar inovação guiada pelo significado.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Fialkowski, V. P., & Kistmann, V. (2019). Prospective studies and design management: search for innovation guided by meaning. Design E Tecnologia, 9(19), 01-17. https://doi.org/10.23972/det2019iss18pp01-17
Edição
Seção
Artigos