Gerenciando equipes de design interna e externa no processo de desenvolvimento de produtos: caso de duas empresas calçadistas do sul do Brasil.
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Esse artigo trata da inserção do design no processo de desenvolvimento de produtos em duas empresas da indústria calçadista da região do Vale do Paranhana, no Rio Grande do Sul. Essas empresas podem trabalhar com diferentes tipos de equipes, interna, externa ou mista e, entender as vantagens e desvantagens de cada tipo de equipe é fundamental ao determinar a melhor opção para a empresa. Porém, pouco tem-se estudado buscando essa relação entre equipes de design e desenvolvimento de produtos. Nesse sentido, o objetivo do estudo foi analisar o gerenciamento de equipes de design, interna e externa, no processo de desenvolvimento de produtos de empresas da indústria calçadista. Para isso, um estudo de caso foi realizado através da análise do caso de uma empresa que trabalhava com os dois tipos de equipes. Com a realização desta pesquisa, foi possível estudar a forma de atuação e gerenciamento das equipes interna e externa de design no processo de desenvolvimento de produtos. Os resultados indicam que diferenças nas formas de atuação e gerenciamento de cada equipe estão relacionados com a autonomia decisória conferida para equipe no início do desenvolvimento de novos projetos.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.