Gerenciando equipes de design interna e externa no processo de desenvolvimento de produtos: caso de duas empresas calçadistas do sul do Brasil.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Andréa Capra
Maurício Moreira e Silva Bernardes

Resumo

Esse artigo trata da inserção do design no processo de desenvolvimento de produtos em duas empresas da indústria calçadista da região do Vale do Paranhana, no Rio Grande do Sul. Essas empresas podem trabalhar com diferentes tipos de equipes, interna, externa ou mista e, entender as vantagens e desvantagens de cada tipo de equipe é fundamental ao determinar a melhor opção para a empresa. Porém, pouco tem-se estudado buscando essa relação entre equipes de design e desenvolvimento de produtos. Nesse sentido, o objetivo do estudo foi analisar o gerenciamento de equipes de design, interna e externa, no processo de desenvolvimento de produtos de empresas da indústria calçadista. Para isso, um estudo de caso foi realizado através da análise do caso de uma empresa que trabalhava com os dois tipos de equipes. Com a realização desta pesquisa, foi possível estudar a forma de atuação e gerenciamento das equipes interna e externa de design no processo de desenvolvimento de produtos. Os resultados indicam que diferenças nas formas de atuação e gerenciamento de cada equipe estão relacionados com a autonomia decisória conferida para equipe no início do desenvolvimento de novos projetos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Capra, A., & Bernardes, M. M. e S. (2012). Gerenciando equipes de design interna e externa no processo de desenvolvimento de produtos: caso de duas empresas calçadistas do sul do Brasil. Design E Tecnologia, 2(04), 43-52. https://doi.org/10.23972/det2012iss04pp43-52
Palavras-chave
Equipes de design, processo de desenvolvimento de produtos, gestão de design.
Edição
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Andréa Capra

Maurício Moreira e Silva Bernardes, PGDESIGN/UFRGS