As lives semanais da Sala Redenção – Cinema Universitário no canal do YouTube da Difusão Cultural terão uma programação especial na semana que vem. Nos dias 14 e 15 de outubro, às 19h, as artistas multimídia Saskia e Karina das Oliveiras conversarão com a equipe da Sala sobre algumas das obras que compõem a mostra Câmera Corpo, em cartaz – online – até o dia 18 de outubro.

A cantora, produtora, atriz e diretora Saskia fala sobre o seu curta de 14 minutos ‘Outra Coisa Print’, lançado neste ano e que retratam manifestações de junho em São Paulo-SP. Karina, pesquisadora e curadora de diversos projetos relacionados à arte, comenta sobre a produção ‘Já me transformei em imagem’ (2008), do diretor Zezinho Yube. A obra foi objeto de estudo da historiadora da arte em sua trajetória acadêmica.

Câmera Corpo

Entre os dias 5 e 18 de outubro, o público é convidado a interagir nas dez produções selecionadas a partir do aspecto da câmera ou dos corpos e objetos observados. O entrelaçamento entre olhares e aspectos retratados nos curtas brasileiros escolhidos pelo curador do ciclo, Victor Souza, busca complexificar a objetificação dos corpos a partir do jogo de cena e dos efeitos visuais, além de mostrar a troca entre o que é filmado e o condutor do processo: o diretor.

Câmera Corpo é um ciclo de curtas totalmente online e gratuito com obras brasileiras realizadas ao longo das últimas duas décadas. Cineastas estreantes e veteranos mostram os seus retratos do cotidiano na mostra da Sala Redenção – Cinema Universitário. São eles: Cao Guimarães, Marcius Barbieri, Allan Ribeiro, Ricardo Alves Jr., Michelle Mattiuzzi, Ana Pi, Zezinho Yube e Saskia Peter são alguns dos responsáveis, dentre outros.

Saskia é uma artista multipotente. No áudio e no visual, dialoga com as várias camadas da arte. No áudio: instrumentista, beatmaker, performer, cantora, compositora. No visual: diretora, roteirista, câmera, atriz, fotógrafa, desenhista. Suas composições intercalam gêneros e intensidades. Nessa versatilidade poderosa, apresenta beats acurados que embalam com exatidão letras sensíveis, ácidas, objetivas. Impossível defini-la em um único gênero musical. Abusa de samples, instrumentos e pedais, para cantar sobre assuntos íntimos e públicos.
Suas performances no palco, convidam a plateia a experienciar um tipo de transe. Envolve dança, movimentos e batidas intensas enquanto a reflete introspecção e poesia de sentimentos mais profundos. “Pq” é seu primeiro álbum de estúdio, lançado em 2019 pela QTVLabel, com suporte da plataforma de incentivo Natura Musical. Já trabalhou em lançamentos com os selos Hérnia de Discos e NoN Worldwide. Recentemente, incluiu no repertório a faixa “Desce”: feat com o produtor Sul-Africano Griffith Vigo. Na sequência, “Essa Daqui”, em parceria com RHR. Ambas pela label mexicana Onda Mundial. Em 2020, Saskia mergulha no audiovisual de fato e entrega para o público a Rádio TV Salada, canal de conteúdos autorais, edições e readaptações. Na TV Salada, também estreia seu primeiro curta: “Outra Coisa.print” é uma obra documental. Mistura poesia, fotografia, música em registros de realidades atuais. Sua obra mais recente é o curta “Agora Já”, que compõe o acervo do projeto IMS convida, do Instituto Moreira Salles (SP). Também colaborou na QTV (RJ) com a Matrix Pirata. Saskia é integrante do coletivo de criadores negr_s, Turmalina (RS), faz curadoria na label de ghettotech ZonaExp e Projeto Anexo. Desenvolve pesquisa com a Ciranda do Gatilho, junto com Bernardo Oliveira e Negro Leo.

Karina das Oliveiras é uma folha da árvore nascida e criada no Genibaú, em Fortaleza (CE). Atua como Historiadora da arte, Pesquisadora, Curadora e Criadora audiovisual. É bacharela em História da Arte pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul com ênfase em história, teoria e crítica. Estuda cinemas indígenas como criação de estratégias de descolonização e de autorrepresentação no Brasil. Em seus interesses como pesquisadora anticolonial se concentra em visualidades, memórias, performances dissidentes, identidades, artes sonoras, arte e educação e narrativas indígenas e afrodiaspóricas. Atualmente se dedica a investigação da história da arte de sua vida entre ligações ancestrais, trânsitos territoriais e tempos poéticos.

Mostra Câmera Corpo

Live com Saskia
14/10/20 às 19h

Live com Karina das Oliveiras
15/10/20 às 19h

Onde assistir: YouTube do DDC-UFRGS

Deixe uma resposta

X