Aula inaugural do Curso de Especialização em Práticas Curatoriais da UFRGS acontece nesta sexta

No dia 22 de março, sexta-feira, a partir das 19h, na Sala Fahrion (Reitoria da UFRGS), acontece a Aula Inaugural do Curso de Especialização Lato Sensu Práticas Curatoriais, ligado ao Instituto de Artes da UFRGS.

O encontro receptivo dos alunos será às 14h30 (evento restrito aos estudantes e docentes). Às 19h, acontecerá a aula inaugural, aberta ao público, que apresentará a palestra “Exposições, montagens e histórias insubmissas: Vozes Negras no Cubo Branco da Arte Brasileira”, com o Prof. Dr. Igor Simões (UERGS).

A participação do evento é gratuita e sem necessidade de inscrição prévia, o acesso estará disponível de acordo com a lotação do espaço.

SOBRE A PALESTRA
As exposições cumprem papel central na constituição de narrativas não previstas e no entanto, necessárias para pensar a arte brasileira. Histórias insubmissas que ainda se esforçam para ser inscritas, tem na exposição, em seus atos, atalhos e ventos, a ilha de edições para histórias da arte brasileira que levem em conta as particularidades da nossa experiencia. Uma trajetória marcada pela herança colonial e afro-diaspórica em uma história da arte profundamente erguida a partir de critérios europeus. Pensar exposições contemporâneas de arte é pensar arte e sistemas, em autorias complexas. Trata-se de compreender não as coisas em si, mas aquilo que acontece entre elas no interior dos espaços expositivos.

SOBRE O PALESTRANTE
Igor Simões é doutor em Artes Visuais-História, Teoria e crítica da Arte-PPGAV-UFRGS. Professor Assistente de História, Teoria e Crítica da arte e Metodologia e Prática do ensino da arte (UERGS). Membro do comitê de curadoria da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas-ANPAP, do Nucleo Educativo UERGS-MARGS, do comitê de acervo do Museu de Arte do RS-MARGS e do Flume-Grupo de Pesquisa em Educação e Artes Visuais. Trabalha com as articulações entre exposição, montagem fílmica, historias da arte e racialização na arte brasileira e visibilidade de sujeitos negros nas artes visuais. Autor da Tese Montagem Fílmica e exposição: Vozes Negras no Cubo Branco da Arte Brasileira


Deixe uma resposta

X