Beneficiado por projeto de restauração do patrimônio histórico em 2015, Centro Cultural sedia 20ª edição do Dia da Doação da UFRGS

Neste mês, ocorre a 20ª edição do Dia da Doação da UFRGS, evento que visa levantar fundos para a preservação dos prédios históricos da Universidade, com o Projeto Resgate do Patrimônio Histórico e Cultural da UFRGS. O Centro Cultural da UFRGS colabora com a ação coletiva que, neste ano, busca captar recursos para dar acessibilidade ao prédio da Rádio da Universidade. O evento, sediado no terceiro andar do Centro, acontece dia 11 de dezembro, das 09h às 17h, e tem entrada franca.

No ano de 2015, foi a vez do antigo prédio do Instituto de Química ser beneficiado e restaurado pelo Setor de Patrimônio Histórico da Universidade. Atualmente, o estabelecimento contempla o Centro Cultural da UFRGS, local que concentrará as doações para futuras reformas de outras construções histórias que compõem o Campus.

A abertura da cerimônia inicia às 10h, com a apresentação do grupo Conjunto de Música Antiga da UFRGS, coordenado pela Professora Lucia Carpena, do Instituto de Artes da Universidade. A programação segue com a visita guiada pelos prédios do Campus Centro, com o historiador e servidor do Museu da UFRGS, Diego Devincenzi.

O Projeto Resgate do Patrimônio Histórico e Cultural da UFRGS recebe doações de pessoas físicas e jurídicas, através de recursos diretos ou com incentivo fiscal, através da Lei Rouanet – a Lei Federal de Incentivo à Cultura. Ela possibilita a restauração, a reciclagem e a ocupação de prédios históricos da Universidade. A missão do movimento consiste em revitalizar os prédios históricos da universidade, acrescentando conforto, segurança, tecnologia e acessibilidade. Há, apenas, um valor indispensável que rege as obras: preservar as características estruturais das construções, exercitando a memória coletiva e fortalecendo a cidadania.

O Projeto de Acessibilidade ao Prédio da Rádio da Universidade pode ser acompanhado pela população através do portal da transparência do da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o Versalic, clicando aqui.

Deixe uma resposta

X