A pandemia de COVID-19 nos lançou em um turbilhão de desafios de toda ordem, e com o Unimúsica não foi diferente. Às vésperas de completar 40 anos, o projeto precisou se reinventar, e assim nasceu o inesquecível festival online Forrobodó: quando elas tocam, dedicado às mulheres instrumentistas. 

Na busca por transportar para o ambiente digital a conhecida atmosfera dos concertos no Salão de Atos da UFRGS, os espetáculos virtuais combinaram uma afetiva e divertida interação ao vivo entre as artistas e o público, com a exibição de vídeos inéditos, sempre solos, pré-gravados pelas instrumentistas especialmente para o festival. O registro das apresentações na íntegra, por vezes sujeito a eventuais instabilidades de transmissão próprias da internet, pode ser assistido no YouTube.

Este catálogo facilita o acesso e dá o devido destaque ao material pré-gravado por cada uma das 25 convidadas, em geral na intimidade de suas casas, sempre atendendo às orientações de distanciamento social. O conjunto dos vídeos guarda a memória da produção dessas artistas neste momento histórico tão atípico, que impactou seus trabalhos e transformou suas vidas. 

A partir das imagens abaixo, você navega pela diversidade dos universos musicais das mulheres instrumentistas que compuseram o Unimúsica 2020.

Alzira E
Ana Karina Sebastião
Ange Bazzani
Ayelén Pais
Bianca Gismonti
Carol Panesi
Clarice Assad
Cristina Braga
Denise Fontoura
Gabi Vilanova
Gabriela Machado
Joana Queiroz
Josyara
Léa Freire
Lilian Nakahodo
Lívia Mattos
Lucinha Turnbull
Maíra Freitas
Maria Beraldo
Mariá Portugal
Navalha Carrera
Nina Fola
Renata Rosa
Simone Rasslan
Simone Sou