A pandemia de COVID-19 nos lançou em um turbilhão de desafios de toda ordem, e com o Unimúsica não foi diferente. Às vésperas de completar 40 anos, o projeto precisou se reinventar, e assim nasceu o inesquecível festival online Forrobodó: quando elas tocam, dedicado às mulheres instrumentistas.
Na busca por transportar para o ambiente digital a conhecida atmosfera dos concertos no Salão de Atos da UFRGS, os espetáculos virtuais combinaram uma afetiva e divertida interação ao vivo entre as artistas e o público, com a exibição de vídeos inéditos, sempre solos, pré-gravados pelas instrumentistas especialmente para o festival. O registro das apresentações na íntegra, por vezes sujeito a eventuais instabilidades de transmissão próprias da internet, pode ser assistido no YouTube.
Este catálogo facilita o acesso e dá o devido destaque ao material pré-gravado por cada uma das 25 convidadas, em geral na intimidade de suas casas, sempre atendendo às orientações de distanciamento social. O conjunto dos vídeos guarda a memória da produção dessas artistas neste momento histórico tão atípico, que impactou seus trabalhos e transformou suas vidas.
A partir das imagens abaixo, você navega pela diversidade dos universos musicais das mulheres instrumentistas que compuseram o Unimúsica 2020.