Censura e liberdade de expressão em debate na UFRGS

O contundente discurso de Caetano Veloso em defesa da liberdade de expressão durante audiência pública no Supremo Tribunal Federal é o mais recente sintoma de que este é um momento difícil no Brasil. No Estado, Porto Alegre tem sido território de episódios significativos. Neste ano, o fechamento da exposição de cartoons organizada na Câmara Municipal mais uma vez colocou a cidade em evidência – o que já acontecera em 2017, por causa do encerramento da QueerMuseu, no Santander Cultural. Que papel tem o Estado nessas questões? Como artistas e outros produtores podem e devem se portar neste contexto? É preciso controle social à expressão? Como se configuram os diferentes processos de censura?

Buscando contribuir para o debate sobre essas e outras questões, o Jornal da Universidade (JU), o Instituto Latino-americano de Estudos Avançados (ILEA) e o Centro Cultural promovem mais uma edição do Esquinas – Ciclo de debates. A atividade reúne três professores da UFRGS para analisarem o tema no dia 14 de novembro, quinta-feira, às 14h, no Centro Cultural da UFRGS. Com mediação do jornalista Flávio Dutra, editor de fotografia do JU, o encontro busca afirmar a importância de expandir o debate sobre a censura e a liberdade de expressão.

Debatedores

Domingos Savio Dresch da Silveira é procurador regional da República no Ministério Público Federal e professor da Faculdade de Direito da UFRGS. Atua principalmente nas áreas de direitos humanos, direito constitucional, cidadania, regulação da mídia e infância e adolescência.

Iana Gomes de Lima é professora da Faculdade de Educação da UFRGS e tem experiência nas áreas de sociologia da educação e políticas educacionais, tendo como enfoque principal a relação entre Estado e políticas educacionais.

Luis Augusto Fischer é professor de Literatura Brasileira da UFRGS. É autor de vários livros, crítico literário e colunista de veículos de comunicação. Desenvolve pesquisas na área de história da literatura brasileira e americana.

Sobre o projeto

Promovido pelo Jornal da Universidade (JU), Instituto Latino-americano de Estudos Avançados (ILEA) e Centro Cultural, o Esquinas – Ciclo de debates reúne, a cada edição, três especialistas de diferentes áreas do conhecimento e uma plateia diversa para que, com a mediação de um jornalista, discutam um tema da atualidade. O projeto busca, desse modo, reforçar o papel da Universidade como lugar de confronto de ideias ao abrir espaço para que todos os presentes possam falar, perguntar e provocar.

Serviço

O que: Esquinas: Ciclo de debates – Censura e liberdade de expressão
Data
: 14/11
Horário
: 14h
Local
: Centro Cultural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Av. Paulo Gama, 110 – 2° andar)
Entrada
: franca

Deixe uma resposta

X