Exposição reúne cartões postais produzidos por alunos do Colégio de Aplicação da UFRGS

Por meio de cartões postais com gravuras carimbadas, a exposição 10×15 momentos de não calar busca ilustrar sentimentos e histórias dos alunos do sexto ano do Colégio de Aplicação da UFRGS. Junto aos professores Karine Storck, Caroline Becker e Marcelo Maciel, as crianças desenvolveram o trabalho artístico que ocupará a Sala Nogueira do Centro Cultural da UFRGS de 11 de outubro a 20 de dezembro.

Respondendo à pergunta “O que eu gostaria de dizer, reproduzir e/ou espalhar por aí?”, os alunos confeccionaram seus próprios cartões postais no ano passado. A exposição é uma das selecionadas pelo Edital 2018 do Centro Cultural da UFRGS e tem abertura às 10h do dia 11 de outubro.

Sobre a exposição
Quantas vezes nós sentimos algo e não contamos? Quantas vezes escondemos um sentimento por medo? É isso que o projeto 10×15: momentos de não calar busca ajudar a problematizar. Um desabafo, um tsunami de sentimentos que não queremos silenciar, bons momentos que queremos compartilhar, em formato 10×15, como em um cartão postal. Na exposição, são apresentadas novas e subjetivas definições a determinadas palavras, acompanhadas de sua arte, pela técnica da gravura produzida em formato de carimbo pelos artistas-estudantes.

O projeto foi desenvolvido por alunos do sexto ano do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação (CAp/UFRGS), em 2018, junto aos professores de Artes Visuais (Karine Storck) e Literatura e Língua Portuguesa (Caroline Becker e Marcelo Maciel), e foi motivado pelo trabalho artístico de Vital Lordelo – “Isso já foi longe demais”. Tudo começou com a atividade do projeto de extensão da Semana de Línguas/CAp-UFRGS, a qual tinha como tema “Para o que você se cala?”. O que era para ser apenas uma oficina, se estendeu e ganhou novos caminhos. Em 2019, uma proposta foi submetida ao edital do Centro Cultural da UFRGS com a intenção de expor os trabalhos em outros ambientes que não as paredes escolares, ocupando os diferentes espaços da nossa universidade.

A exposição 10×15: momentos de não calar, fruto da parceria entre o Centro Cultural da UFRGS e o Colégio de Aplicação da UFRGS, acontecerá de outubro a dezembro e apresentará novos estudantes-artistas – os quais organizaram, coletivamente, o texto que você está lendo.

Estudantes envolvidos no projeto: Amanda Mirela Grando, Antônio Ezequiel Macedo Mateus, Arthur Dornelles Rodrigues, Arthur Gonçalves de Oliveira, Arthur Schoch Martins, Artur Ribeiro da Rosa, Bruno de Araújo Bernardes, Carlos Eduardo R. de Farias, Eduardo Menezes Dias, Eric Brum Correia Z. da Silva, Gabriel Fontela Moreira, Gabriel Moreira Santos, Geovana dos Santos Ramos, Giovanna Ramos Niffa, Guilherme Lampert Pinheiro, Helena da Silva Soares, Henryque Rios dos Santos, Isabele Souza Pereira, Isabelle Marques Stankowiski, João Gabriel F. Okraszewski, João Vitor Mendes Cardoso, João Vitor Gomes, Layslla Alves Daitx, Lucas Rafael Rocha Oliveira, Luiza Tolfo dos Santos, Mariana Serpa Linkewez, Miguel Rodrigues Alves, Nicole Couto Leal, Paulo Eduardo R. Saraiva, Rafaela Peres Flor, Renan Brum Correia Z. da Silva, Ruan Gonçalves Alves, Sofia Roza Teixeira Lopes Vieira, Sophia Paranhos de Oliveira, Thales Corrêa Castro, Yasminn da Costa Lencines. Artista convidado: Vital Lordelo.

Deixe uma resposta

X