Projeto Degustação de Movimento com o Mímese é indicado para duas categorias do Prêmio Açorianos de Dança

Experimentar os movimentos do corpo – independente da estrutura física, idade e linguagem – através da improvisação da dança. Esta nobre essência do projeto Degustação do Movimento com o Mímese, ministrado pela artista Luciana Paludo, ganhou reconhecimento a nível municipal. A proposta foi indicada para duas categorias do Prêmio Açorianos de Dança 2019: destaque em dança contemporânea e destaque em projeto de formação e difusão em dança.

A honra de estar entre os oito indicados, nas duas categorias, representa para Luciana um reconhecimento do Prêmio Açorianos ao projeto que ainda não completou um ano de funcionamento. “É uma forma de legitimar a dança como área de conhecimento e área de trabalho”, relata com satisfação a professora da dança da UFRGS. “Essa iniciativa não é uma premiação só minha. O prêmio é do pensamento da Difusão Cultural da UFRGS e serve como incentivo para conhecerem os outros projetos de extensão da Universidade”, finaliza.

O trabalho, um desdobramento do projeto de extensão Mímese, compartilha com seu precursor a ideia-base de proporcionar espaço e tempo para a reflexão e a construção de movimentos. Disponibilizando experimentações artísticas sem pré-requisitos desde agosto de 2019, o Degustação é um convite acolhedor para todos os públicos.

“No Degustação, vem pessoas que dançam há muito tempo, assim como pessoas que não dançam. Pessoas com deficiência física, velhos e adolescentes. Assim descobri que é preciso pouco vocabulário para formar uma performance. No fim, é um convite a comunidade geral para entrar no universo prático e teórico da dança”, dimensiona Luciana.

A principal virtude do projeto para a dançarina é “abrir a Universidade para que outros públicos possam desfrutar desse conhecimento e serventia. Me sinto em sintonia com a filosofia do Centro Cultural e do Departamento de Difusão Cultural nesse sentido.”

Para quem quiser vivenciar a preparação corporal do projeto Degustação, poderá participar das aulas do dia 20 de março e 03 de abril, no Salão de Festas do prédio da reitoria. Confira mais sobre o projeto aqui

Deixe uma resposta

X