Com presença de maior autoridade brasileira em museus, MNBA inaugura exposição da Pinacoteca Barão de Santo Ângelo

Pela primeira vez, o Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro, recebe uma exposição exclusivamente universitária. O pioneirismo está sob o comando da dupla de curadores, Alfredo Nicolaiewsky e Blanca Brites, e do coordenador da Pinacoteca Barão de Santo Ângelo, Paulo Gomes. A equipe organizadora, junto do Departamento de Difusão Cultural e do MNBA, inaugurou, no dia 18 de fevereiro, a exposição que remonta a memória artística do Estado e da Universidade.

No dia da abertura, o Museu foi prestigiado com ampla participação do público e com a presença de personalidades expoentes do meio, como a diretora do MNBA, Mônica Xexéo, e uma das maiores autoridades de museologia no país, o presidente do Instituto Brasileiro de Museus, Paulo Amaral. “Tivemos uma repercussão ótima. O público ficou espantado com a dimensão da coleção e por esta ter vindo de uma Universidade fora do Estado do Rio de Janeiro”, conta com entusiasmo Paulo Gomes. “O ineditismo surpreendeu a todos”, finaliza.

Com o desafio de representar mais de 150 anos de história do Instituto de Artes da UFRGS e das produções sob o cuidado da Pinacoteca, a mostra conta com 86 obras de papel selecionadas para essa tarefa. Percorrendo uma linha cronológica do século XIX até a atualidade, a disposição do espaço está dividida em quatro módulos de temporalidade. “Tempo de Constituição”, “Tempo de Afirmação”, “Tempo de Constância” e “Tempo de Continuidade” permeiam artistas locais, nacionais e internacionais: todos, de alguma forma, personagens da história do IA e da UFRGS.

A coleção estará aberta à visitação até o dia 12 de abril, com horário de funcionamento entre 10h e 18h, das terças às sextas-feiras. Já nos finais de semanas, o Museu abre ao meio dia e encerra a exposição às 17h. Para adquirir seu ingresso, basta comprar na entrada do museu. Mais informações, acesse aqui.

Confira a instalação e inauguração da mostra abaixo:

Deixe uma resposta

X