DDC oferece aulas, performances e resgata a sua história em meio à quarentena

Em meio à quarentena forçada em razão da pandemia de coronavírus, o Departamento de Difusão Cultural da UFRGS oferece ao público, desde março deste ano, diversas ações culturais em suas redes sociais (Facebook e Instagram). Diversas atividades como aulas de desenho e de aquarela com professoras egressas do Instituto de Artes da UFRGS como Laura Castilhos e Teresa Poester;  o projeto Solo Piano, coordenado por Ney Fialkow, do Departamento de Música da UFRGS; sugestões de filmes para você assistir; além do resgate de atividades históricas desenvolvidas pelo departamento ao longo de sua trajetória, dentre elas shows feitos no projeto Unimúsica com Luiz Melodia, Tom Zé, Arnaldo Antunes, dentre outros. 

Confira abaixo alguns dos vídeos e outras atrações que a nossa equipe recomenda para você aprender/se divertir e fazer uma atividade física!

Acesse nossas redes sociais:

Percurso do Artista - Teresa Poester

As próximas semanas reservam uma série de mini aulas virtuais de desenho com Teresa Poester de sua casa/atelier. Teresa é a homenageada pela Difusão Cultural – UFRGS no Percurso do Artista de 2019/20. A exposição, suspensa por ora, “Até que meus dedos sangrem” mostra a subjetividade e o caráter crítico político do trabalho na intensidade do vermelho.

Teaser

Aula 1

Aula 2

Oficina de aquarela - Laura Castilhos

Quer aprender a fazer uma aquarela em casa? A professora do Instituto de Artes da UFRGS, Laura Castilhos, ensina! A docente da universidade realiza ao longo do ano no Centro Cultural a Oficina de Aquarela para crianças e jovens/adultos.

Aula 1

Aula 2

Aula 3

Solo Piano com Rebecca Rodrigues

O projeto Solo Piano do Centro Cultural da UFRGS, com curadoria de Ney Fialkow, traz homenagens a Robert Schumann e Marlos Nobre nas mãos talentosas de Rebecca Rodrigues. No programa, a monumental Kresileriana op.16, de Robert Schumann; e a Sonata Breve, de Marlos Nobre, uma das mais importantes obras da literatura brasileira para piano. A gravação foi realizada no Auditorium Tasso Correa, do Instituto de Artes da UFRGS, no dia 20 de março, sem público.

Rebecca Rodrigues é bacharel em música pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), sob a orientação do Prof. Ms. Yuri Pingo. Desde 2008 tem participado de diversos masterclasses com importantes nomes no cenário da música: Cristina Ortiz, Guigla Katsarava, Miguel Proença, Marisa Lacorte, Olga Kiun, Celina Czevinsk, Eduardo Monteiro, Dario Ntaca. Tem se apresentado em recitais pela UEM, UFRGS e em diversos festivais de música no Brasil, tais como: Oficina de Música de Curitiba, FEMUSC, e Festival Música nas Montanhas. Foi premiada em segundo lugar no Concurso Nacional de Piano Souza Lima em 2012. Em 2017, foi convidada a participar da série de recitais Piano Brasil no auditório BNDS no Rio de Janeiro.. Atualmente é mestre e doutoranda em Práticas Interpretativas no Programa de Pós-Graduação em Música na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sob a orientação artística do Prof. Dr. Ney Fialkow.

Unimúsica e UFRGS 85 anos

Acompanhe abaixo alguns dos melhores concertos que o Unimúsica e a equipe do Departamento de Difusão Cultural da UFRGS já produziu. A seleção acolhe desde o show de Lenine no ano passado à série Irreverentes de 2015. Veja mais nos canais do DDC e da UFRGS TV no YouTube

Lenine 2019 #ufrgs85anos

Arnaldo Antunes 2017

Wander Wildner 2015

Luiz Melodia 2015

Arrigo Barnabé 2015

Tom Zé 2015

Sugestões de filmes da equipe da Sala Redenção

Enquanto não retomamos nossa programação, estamos postando sugestões de filmes para vocês assistirem em casa. Cada publicação será feita por um de nossos colaboradores ou parceiros ou por você mesmo! Basta sugerir três filmes e escrever um textinho sobre as escolhas ou mande um vídeo com as suas escolhas para a página do Facebook da Sala Redenção.

Edgar Heldwein

Victor Rocha

Vitor Cunha

Degustação de movimentos com o Mímese - Lu Paludo

A professora de Dança da UFRGS, Luciana Paludo, fez uma live no dia 20 de março de 2020, em meio à crise do coronavírus, para o público no Facebook. Ela ensina técnicas de gestual praticadas no projeto Degustação de Movimentos com o Mímese, realizado em parceria com o Departamento de Difusão Cultural quinzenalmente às sextas-feiras no Salão de Festas da Reitoria.

Deixe uma resposta

X