No dia 29 de junho, quarta-feira, a Sala Redenção abriga a estreia do curta-metragem documental “Cotas: uma porta aberta“, com realização do Núcleo de Estudos Africanos, Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) da UFRGS. A sessão ocorre às 19h, com entrada franca e vagas limitadas, abertas a toda comunidade. Inscrições antecipadas para participar do evento podem ser feitas neste formulário do Google.

Em 2022, a Lei de Cotas no âmbito federal completa uma década, e a data escolhida para o lançamento marca os 15 anos da aprovação de cotas com recorte social e racial na UFRGS. O filme agrupa entrevistas com negros e indígenas ligados a essa conquista, seja lutando por ela ou como beneficiados, e conta com roteiro e direção do jornalista Douglas Roehrs e apresentação da servidora pública Tamyres Filgueira, coordenadora-adjunta do Núcleo.

Segundo Alan Alves-Brito, coordenador do Neabi e docente do Instituto de Física, a motivação para realizar o documentário foi a falta de materiais sobre o tema que contassem com a presença daqueles contemplados pelas cotas. Tamyres adiciona que é também uma forma de celebrar a conquista, mas sem deixar a luta de lado, pontuando a necessidade de ampliação das cotas para a pós-graduação, e de resistência em relação aos projetos governamentais que querem o fim das ações afirmativas.

SOBRE O NEABI
Vinculado ao Departamento de Educação e Desenvolvimento Social da Pró-Reitoria de Extensão da UFRGS, o Neabi visa produzir, difundir e promover ações de ensino, extensão e pesquisa, explicitamente voltadas aos estudos afro-brasileiros, indígenas e africanos por meio da articulação entre diferentes instâncias da Universidade e da sociedade.


PROTOCOLOS:
A Sala Redenção convida seu público a seguir as seguintes orientações:
– É obrigatório o uso de máscara durante todo o período de permanência no espaço;
– Solicitamos a apresentação do comprovante de vacinação contra a COVID-19, físico ou virtual;
– Mantenha as mãos higienizadas. Disponibilizamos álcool em gel;
– Respeite o distanciamento social;
– Não é permitido consumir alimentos e bebidas durante a sessão.

One Comment

Deixe uma Resposta

X