Documentário que conta a experiência de fotojornalista na Guerra da Síria tem sessão especial com debate

Vencedor de dois prêmios no Hollywood International Independent Documentary Awards, nas categorias de melhor documentário estrangeiro e melhor diretor em setembro de 2016, Faces de um Conflito mostra a experiência do fotojornalista Alexandro Auler durante o mês que esteve em Kobane, cidade na fronteira da Síria com a Turquia – em território de maioria étnica curda. Abrindo a programação mensal, a Sala Redenção apresenta o documentário nos dias 1º e 2 de julho, às 19h e 16h, respectivamente. Após a sessão do primeiro dia, haverá um debate com o próprio Alexandro Auler.

O documentário, dirigido por André Auler com edição de Xavi Cortès e produção da Deeper Produções, vai além de apenas uma fotografia do conflito na região. A proposta é revelar também como foi a chegada na cidade junto com jornalistas de outras partes do mundo e como vive aquele povo que se considera curdo em meio a toda destruição. O filme ainda mostra homens e mulheres civis que se tornaram soldados e arriscam suas vidas lutando contra o Estado Islâmico; o ritual dos funerais e a celebração do Newroz (o Ano Novo Curdo). Tudo isso pela visão de um fotógrafo brasileiro.

O filme conta também com depoimentos do videomaker iraniano Soran Qurbani e entrevistas de soldadas que rejeitaram as imposições culturais machistas e lutam pelo seu território na mesma posição dos homens. É uma história de resistência e esperança.

Faces de um Conflito conquistou 7 indicações entre Seleção Oficial, Semi-finalista e Finalista e 7 prêmios internacionais como:

Hollywood International Independent Documentary Awards (Melhor Documentário Estrangeiro e Melhor Direção em setembro de 2016);
Los Angeles CineFest (Melhor filme votado pelo público e pelo júri);
Headline International Film Festival (Ganhou o Golden Cine Award, prêmio máximo deste festival);
Top Indie Film Awards (Melhor Curta Documentário e Melhor Montagem na edição de outubro de 2016);
The Monthly Film Festival (2º lugar no Festival em Glasgow no Reino Unido em setembro/outubro de 2016).

Alexandro Auler

Repórter Fotográfico há mais de 15 anos, trabalhou com a Getty Images e hoje é representado pela Redux Pictures. Seus trabalhos foram publicados por grandes veículos do Brasil de do mundo: O Estado de São Paulo, Folha de São Paulo, O Globo, Veja, Época, The Guardian, Vanity Fair, e Paris Match.

André Auler (Roteiro e Direção)

Carioca formado em Comunicação Social pela FACHA com MBA em Gestão de Marketing pelo IBMEC. Iniciou sua carreira na década de 80 como produtor de comerciais e videoclipes dirigidos por Carlos Manga. Trabalhou também como produtor na TV Manchete e no canal pago Telecine. Escreveu e dirigiu vídeos institucionais para o SESC Nacional.

Ocupou por 12 anos o cargo de gerente de programação do Universal Channel onde também criou e dirigiu o programa “What’s On” sobre filmes e séries. Para o programa entrevistou celebridades internacionais como Angelina Jolie, Harrison Ford, Tom Cruise, Will Smith, Dustin Hoffman e o elenco da franquia Harry Potter entre outros.

Um comentário em “Documentário que conta a experiência de fotojornalista na Guerra da Síria tem sessão especial com debate

Deixe uma resposta

X