Ernildo Stein ministra Curso História da Filosofia e a Questão da Interpretação

Com 84 anos e diversos pós-doutorados no currículo, um dos maiores nomes da filosofia contemporânea do Brasil ministra o curso História da Filosofia e a Questão da Interpretação no Centro Cultural da UFRGS, na Sala Abacateiro. Ernildo Stein receberá os participantes em quatro datas: 21/05, 04/06, 18/06 e 02/07. Todas as aulas acontecerão das 16h30 às 18h30.

Autor de diversas obras sobre filosofia, Ernildo Stein, em seu curso, ofertará aulas em módulos de caráter introdutório ao estudo dos temas abordados. Seu principal objetivo é desfazer o tabu entre o pensar e o gesto do estético – este possuindo a marca do lugar no qual se encontra.

Público alvo: Estudantes de graduação, pós-graduação, servidores e comunidade em geral.

Distribuição das vagas: máximo de 60 pessoas

  • 40 vagas para o público em geral (o servidor da UFRGS poderá comprovar junto à Escola de Desenvolvimento do Servidor da UFRGS carga horária de no mínimo três encontros para fins de capacitação – a lista da Edufrgs estará disponível nos encontros)
  • 20 vagas para grupos de pesquisa dos professores Raimundo Rajovac, Luiz Carlos Bombassaro e Marília Stein

Datas: O curso será desenvolvido em quatro módulos, em encontros presenciais de duas horas de duração (16h30 às 18h30);

Sobre o curso

O curso abre um ciclo de debates que culminará na relação Arte e Filosofia. Tem como objetivo pensar diversos modos como a História da Filosofia evoluiu em direção do conhecimento e da linguagem no horizonte do paradigma hermenêutico. Entre os diversos modos de pensar na História da Filosofia, se desenvolveu aquele que dá preferência à História, Linguagem, Arte e Interpretação. Não se deixa de lado o aspecto epistemológico, mas se procura perguntar mais pelo modo como se desenvolve a Historicidade do pensamento. Há uma experiência histórica da Filosofia que tem mais amplitude que sua simples comparação com as ciências em geral. No século 20 foi tomando então forma o que podemos chamar de Paradigma Hermenêutico.

Sobre o professor

O Palestrante Ernildo Stein possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1964), graduação em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1965) e doutorado de Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1968). Pós-Doutorado na Universidade de Erlangen-Nürnberg (1969-1972), na Universidade Livre de Berlim (1981), na Universidade de Freiburg (1989), e outros, igualmente na Alemanha. Atualmente é Professor Titular na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, onde coordena o grupo de pesquisa Linguagem e Hermenêutica, junto ao Programa de Pós-Graduação em Filosofia – Mestrado e Doutorado.

2 comentários em “Ernildo Stein ministra Curso História da Filosofia e a Questão da Interpretação

  • 20 de maio de 2019 em 15:01
    Permalink

    Olá! Quando sai o resultado da inscrição?

    Resposta
    • 20 de maio de 2019 em 15:16
      Permalink

      Oi, Marcie. Já saiu. Publicamos na notícia e no evento no Facebook. Att

      Resposta

Deixe uma resposta

X