Outubro, 2019

30out19:3021:00Conversas ao Pé do Físico 2019Centro Cultural da UFRGS

Mais

Informações

O Instituto de Física da UFRGS promove no Centro Cultural da UFRGS o projeto Conversas ao Pé do Físico, com uma programação que vai até o final deste ano. Os encontros ocorrerão sempre às 19h30 e terão entrada gratuita. A contrapartida é trazer no dia do evento 1kg de alimento não-perecível, material escolar, brinquedos ou roupas que serão distribuídos às instituições carentes do entorno do Campus do Vale da UFRGS.

Veja a programação abaixo:

26 de junho de 2019 (quarta-feira) – MARIA BEATRIZ GAY DUCATI

A MATÉRIA: DA TABELA PERIÓDICA AO QUARK-GLÚON PLASMA.

A busca pelo conhecimento e descrição da matéria que nos cerca tem o mesmo tempo da humanidade. A Química nos oportunizou a Tabela Periódica que completou 150 anos após várias versões em sua evolução, contendo informação dos átomos dos elementos conhecidos encontrados e produzidos.  A Física de Partículas é uma fascinante área de pesquisa que estuda as interações fundamentais entre os menores componentes da matéria: os quarks e glúons. Os aceleradores de partículas de altas energias possibilitam desconstruir e reconstruir a matéria através de colisões de feixes de elétrons, prótons, e núcleos. Atualmente estamos alcançando energias de 13 TeV produzindo um estado da matéria próximo aos primeiros instantes do Universo, o Plasma de Quarks e Glúons. Vamos apresentar as bases teóricas para as interações que permitem a formação de partículas, núcleos e átomos, e os experimentos que recriam este processo.

MARIA BEATRIZ GAY DUCATI – Bacharel em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Bacharel em Ciências Jurídicas pela UFRGS, Mestre em Física pela UFRGS e Docteur D´État Es Sciences Physiques – Centre de Recherches Nucleaires, Université Louis Pasteur, Strassbourg, França. Professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, membro do Conselho da RENAFAE/MCTIC (Rede Nacional de Física de Altas Energias). Introduziu a área de Física de Partículas teórica no IF-UFRGS, criando o GFPAE, e a área de Física Experimental de Altas Energias, criando o GFEAE, este atuando em ALICE/LHC no CERN). Tem experiência na área de Física de Partículas, atuando principalmente nos temas: Física de Altas Energias, Cromodinâmica Quântica (QCD) de altas densidades, equações de evolução de quarks e glúons, colisões de íons pesados, produção de quarks pesados, plasma de quarks e glúons.

31/07 – MARCIA BARBOSA
Politicamente Correto: Mais Humanismo e Mais Dinheiro

28/08 – GUSTAVO GIL DA SILVEIRA
A matéria física que nos constitui

25/09 – ALAN ALVES BRITO
Do Big Bang às culturas: a história da astronomia numa perspectiva étnico-racial e de gênero

30/10 – THOMAS BRAUN
Controle de Caos

27/11 – JEFERSON ARENZON
Zumbis e desinformação

 

Mais informações em https://www.if.ufrgs.br/if/conversas

Obs.: emissão de certificados com validade para créditos complementares aos alunos da UFRGS.

Data

(Quarta) 19:30 - 21:00

Localização

Centro Cultural da UFRGS

Av. Eng. Luiz Englert, 333

Eventos futuros

27 de Novembro de 2019 19:30 - 27 de Novembro de 2019 21:00

Organizador

Instituto de Física da UFRGS e Centro Cultural da UFRGS

Deixe uma resposta

X