Agosto, 2019

08agoallday11outExposição Gravador de Rossini PerezGaleria Maria Lucia Cattani

Mais

Informações

A partir do dia 8 de agosto, o saguão da Reitoria da UFRGS recebe duas obras do gravurista, pintor, fotógrafo e professor Rossini Quintas Perez. O trabalho do premiado artista potiguar é o escolhido para ocupar o espaço expositivo “Obras em Destaque”, localizado ao lado da Galeria Maria Lucia Cattani e criado para possibilitar uma maior visibilidade de peças artísticas por estudantes, pesquisadores ou apreciadores de artes visuais. A visitação é gratuita e pode ser realizada de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, até 11 de outubro.

As duas obras selecionadas estavam no Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro – onde concentra-se grande parte do acervo de Rossini – e integram as 4 peças doadas recentemente pelo próprio artista para a Pinacoteca Barão de Santo Ângelo. As que serão exibidas no saguão da Reitoria são novas tiragens de gravuras realizadas em 1963 que apresentam as temáticas dos morros e das favelas cariocas dos anos 50 e as transformações orgânicas que sofreram nos anos 70. São, porém, apenas um recorte da trajetória artística de Rossini Quintas Perez. Nascido em 1931, em Macaíba (RN), ele iniciou a carreira nos 50, produzindo trabalhos em linóleo. A partir dos anos 60, dedicou-se à gravura em metal, à serigrafia e à pintura. É também professor de referência nacional e internacional, com histórico em orientação de artistas no Rio de Janeiro e em Brasilia, na Bolívia, no Peru e no Senegal.

Além do Museu de Belas Artes, o gravurista tem trabalhos espalhados por acervos em todo Brasil. O Museu de Arte Moderna, o acervo do Banco Itaú, Museu Oscar Niemeyer e Biblioteca Mário de Andrade são apenas alguns dos principais lugares que abrigam pinturas e gravuras de Rossini. Ao longo da vida, participou de 24 mostras individuais e mais de 100 coletivas ao redor do mundo.

Serviço

Visitação: de 8 de agosto a 11 de outubro 2019
Horário: de seg-sex das 8h às 18h
Local: Saguão da Reitoria da UFRGS
Paulo Gama, 110 – Campus Centro da UFRGS.

Sobre o espaço expositivo “Obras em Destaque”

“Obras em Destaque” está localizado ao lado da Galeria Maria Lucia Cattani e é parte de um parceria entre o Acervo Artístico da Pinacoteca
Barão de Santo Ângelo, o Instituto de Artes da UFRGS (IA) e o Departamento de Difusão Cultural (DDC). A proposta é reunir exposições, de caráter temporário, destacando obras e artistas e , a partir desse espaço, possibilitar uma maior visibilidade ou, então uma redescoberta, de peças artísticas por estudantes, pesquisadores ou apreciadores de artes visuais.

Data

Agosto 8 (Quinta) - Outubro 11 (Sexta)

Localização

Galeria Maria Lucia Cattani

Av. Paulo Gama, 110, Porto Alegre-RS (saguão do prédio da Reitoria)

Organizador

DDC - UFRGS

Deixe uma resposta

X