Outubro, 2019

21out19:4521:45Fronteiras do Pensamento: Conferência com Contardo CalligarisSalão de Atos da PUC

Mais

Informações

Com trajetória marcada pela reflexão sobre a existência humana, o psicanalista e cronista Contardo Calligaris é o sétimo convidado do Fronteiras do Pensamento. A conferência ocorre no dia 21 de outubro, às 19:45, no Salão de Atos da PUC.

Para mais informações sobre ingressos para comunidade acadêmica, escreva para: prorext@prorext.ufrgs.br

 

Sobre Contardo Calligaris 

A trajetória de Contardo Calligaris é marcada pela reflexão sobre a existência humana. No consultório de psicanálise ou em seus textos e livros, Calligaris aborda as questões da adolescência e as angústias provocadas pelos desafios contemporâneos.

Em 1985, veio ao Brasil para o lançamento de seu primeiro livro de psicanálise, Hipótese sobre o fantasma. Posteriormente, acabou fixando residência no País, onde mora até hoje. Publicou diversos livros, incluindo romances e uma peça teatral. Também criou a série de televisão intitulada Psi, exibida no canal a cabo HBO.

Doutor em psicologia clínica pela Universidade de Provence, iniciou seus estudos nas áreas das letras e da filosofia. Em 1975, foi aceito como membro da Escola Freudiana de Paris, onde morou até 1989. Lecionou na Universidade Paris 8 e teve aulas com os filósofos franceses Roland Barthes e Michel Foucault, além de acompanhar os seminários ministrados pelo psicanalista francês Jacques Lacan, uma grande influência em sua formação.

Além de atender nos seus consultórios em São Paulo e Nova York, é colunista da Folha de S.Paulo. Em seu trabalho, Contardo Calligaris aborda temas como cultura e psicanálise, em especial sobre a suposta obrigatoriedade da felicidade, do gozo, da beleza e dos excessos.

Data

(Segunda) 19:45 - 21:45

Localização

Salão de Atos da UFRGS

Av. Paulo Gama, 110

Organizador

Fronteiras do Pensamento

Deixe uma resposta

X