Outubro, 2019

04out19:0020:00Lançamento do livro Dentro do Oco, de Mário Furtado FontaniveCentro Cultural da UFRGS

Mais

Informações

Fala como / se a palavra / carregasse / o peso do corpo / no som que / some.  A metalinguagem expressa nos versos sobre a palavra são de autoria de Mário Furtado Fontanive, doutor em História, Teoria e Crítica da Arte pela UFRGS e professor do curso de Design da universidade. Apesar de não se considerar formalmente um poeta, Fontanive escreve poesia desde 2003, ressignificando memórias e momentos vividos por ele a partir do lirismo. Após dezesseis anos com escritos guardados, Mário lançará o livro Dentro do Oco, uma reunião de poemas e fotografias realizados em diferentes épocas – mas que não revelam de que ano vêm. O lançamento acontece em 4 de outubro, às 19h, na sala Araucária do Centro Cultural.

O livro, publicado pela Editora Libretos e editado pela designer Mariana Vargas Cabeda, não tem uma temática pré-definida. Coloca poemas escritos há anos ao lado de outros concebidos há meses. Apresenta fotografias realizadas ainda no processo analógico e outras já no digital. A construção do trabalho se assemelha à organização não-linear da memória, pois evidencia uma mistura de tempos. “É como vêm as nossas memórias. Elas vêm de maneira que, muitas vezes, nos surpreendem. As memórias têm um fundo estruturante. Às vezes consciente, às vezes não, mas essa estrutura não é bem definida”, explica Mário.

No posfácio da obra, a mestre em teoria literária Constança Pondé sintetiza o brilhantismo dos versos contidos em Dentro do Oco e expressa a dificuldade em decifrar o que representam as mais de 100 páginas do livro. “Não sei escrever sobre a poesia do Mário, essa é a verdade. E isso me parece um bom sinal, ou a simples evidência de que estou lendo poesia- os versos falam noutra língua, de outro jeito, e a impossibilidade de tradução certeira ou compreensão plena é justamente a alma do negócio. O que o Mário escreve é preciso, é elegante, é de uma beleza que só vendo-mas o que é que é, isso não sei dizer.”

Data

(Sexta) 19:00 - 20:00

Localização

Centro Cultural da UFRGS

Av. Eng. Luiz Englert, 333

Organizador

Centro Cultural da UFRGS

Deixe uma resposta

X