Outubro, 2019

21outallday31janOcupação Xico StockingerCentro Cultural da UFRGS

Mais

Informações

Em homenagem aos 100 anos de um dos mais importantes artistas plásticos do Brasil, o Centro Cultural da UFRGS prestigia a produção de Xico Stockinger (1919-2009) com a exposição Ocupação Stockinger, projeto integrante do aniversário de 85 anos da UFRGS. A abertura acontece em 21 de outubro, às 19h, e contará com a mediação e visita guiada pelo artista visual Eduardo Vieira da Cunha. A visitação ao público ocorre de 22 de outubro a janeiro de 2020 de segunda a sexta-feira das 9h às 19h e aos sábados das 9h às 17h.

Stockinger terá suas famosas esculturas expostas no Centro Cultural, em diálogo com diversas fotos capturadas por Luiz Eduardo Robinson Achutti, professor do Instituto de Artes da UFRGS, nos últimos anos de vida do austríaco naturalizado brasileiro em seu atelier. As fotos fizeram parte da exposição e do livro lançado em 2008 pelo fotógrafo, A matéria encantada – Xico Stockinger por Achutti.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre a família de Stockinger e o Departamento de Difusão Cultural da UFRGS. Foram cedidas obras do acervo pessoal de Xico por seu filho, Francisco.

Além da exposição, a Sala Redenção exibe, em parceria com a distribuidora Lança Filmes e a produtora Pironauta, o documentário Xico Stockinger, do diretor Frederico Mendina. As sessões ocorrem nos dias 21 e 22 de outubro, às 19h e às 16h, respectivamente.

Data

Outubro 21 (Segunda) - Janeiro 31 (Sexta)

Localização

Centro Cultural da UFRGS

Av. Eng. Luiz Englert, 333

Organizador

Centro Cultural da UFRGS

Deixe uma resposta

X