Ex-ministro Renato Janine Ribeiro abre seminário sobre educação no Centro Cultural

O Centro Cultural da UFRGS sediará, na próxima quarta-feira (08/05), o Seminário Internacional Universidade, Sociedade e Estado, com o tema “Perspectivas regionais das relações entre Universidade, Sociedade e Estado”. O evento realizado pela Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM), em parceria com o Departamento de Difusão Cultural da UFRGS, contará com a presença do ex-ministro da Educação Renato Janine Ribeiro, além de reitores de instituições do Brasil, Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai. O evento será gratuito e aberto ao público.

Professor titular de Ética e Filosofia Política na Universidade de São Paulo (USP), Renato Janine Ribeiro ocupou o cargo de Ministro da Educação de abril a setembro de 2015, durante o governo de Dilma Rouseff. Como parte da programação do Seminário Internacional Universidade, Sociedade e Estado, o professor apresentará a conferência “Cultura, criação e liberdade em tempos difíceis”, além de realizar sessão de autógrafos de seu livro “A Pátria Educadora em Colapso”.

No dia seguinte, 09/05, o Centro Cultural da UFRGS (Rua Luiz Englert, 333) receberá o encontro de reitores da AUGM, em evento fechado, para discussão de pautas da Associação. Na sexta-feira (10/05), acontecerá no mesmo local o Workshop Conjunto Para Jovens Pesquisadores, gratuito e aberto ao público, com trabalhos de doutorandos de universidades da AUGM e do Grupo Coimbra sobre os temas: governança e desenvolvimento sustentável; sustentabilidade ambiental, social e econômica; sustentabilidade e infraestrutura; agricultura sustentável; estratégias eticamente sustentáveis; representações da sustentabilidade ecológica e social.

Confira a programação completa do Seminário Internacional Universidade, Sociedade e Estado abaixo.

Manhã (08/05):

9h – Saudação musical

9h45 – Abertura

Gerónimo Laviosa, Presidente da AUGM

Rui Vicente Oppermann, Reitor da UFRGS

Jane Fraga Tutikian, Vice-Reitora da UFRGS

10h – Conferência “Cultura, criação e liberdade em tempos difíceis”, com prof. Renato Janine Ribeiro (ex-Ministro de Estado da Educação)

11h45 – Sessão de autógrafos do livro “A Pátria Educadora em Colapso”, do prof. Renato Janine Ribeiro

Tarde (08/05):

14h30 às 16h30 – Mesa de discussão

Coordenação

Gerónimo Laviosa, Presidente da AUGM

Rui Vicente Oppermann, Reitor da UFRGS

Apresentadores

Eduardo Leite, Governador do Estado do Rio Grande do Sul

Rodrigo Arim, Reitor da Universidad de la República – Uruguai

Jaime Perczyk, Presidente do Conselho Interuniversitário Nacional – CIN Argentina

Marcelo Knobel, Reitor da UNICAMP

Marcia Barbosa, Docente da UFRGS

Carolina Bahia, Jornalista – Grupo RBS

16h30 às 17h30 – Discussão

Deixe uma resposta

X