Hique Gomez e Gutcha Ramil misturam sonoridades de diversas partes do mundo no próximo Unimúsica

Um criou o universo cômico e bem-sucedido de Tangos e Tragédias e da Sbornia Kontr’Atraka. A outra é uma adepta de instrumentos e sonoridades das mais diversas partes do mundo, além de ser uma pesquisadora em música e culturas, com formação em antropologia. A mistura musical entre Hique Gomez e a integrante do grupo Três Marias, Gutcha Ramil, traz ao Salão de Atos da UFRGS o concerto Fluxos: Musicalidades em Trânsito no dia 5 de setembro, às 20h. O show é parte da série Cidade Presente: a cidade que se vê, a cidade que se escuta, do Unimúsica 2019, projeto desenvolvido pelo Departamento de Difusão Cultural da UFRGS.

A dupla convidou músicos tão talentosos quanto únicos para a big band montada especialmente para o espetáculo. É o caso dos instrumentistas Tales Melati, com sua gaita de fole e viela de roda tocando música celta (uma simbiose entre os ritmos galegos e escoceses da cultura celta); o nigeriano Idowu Akinruli trazendo o tambor tradicional da cultura Yorubá; Loua Pacom Oulai, com a batida da percussão da Costa do Marfim; e Guilherme Gul, aprendiz do mestre egípcio de percussão árabe Hossam Ramzy, famoso por ter trabalhado com nomes como Peter Gabriel, Jay-Z, Ricky Martin e as lendas do Led Zeppelin, Jimmy Page e Robert Plant.

Ao lado deles, Angelo Primon conduzirá com a maestria de sempre diversos instrumentos de cordas, como sitar, oud, guitarra e violão. No vocal, o destaque ficará por conta das participações de Nina Nicolaiewski no canto em hebraico e Dunia Elias embalando uma canção em árabe.

A multiculturalidade será um dos principais eixos do concerto da próxima semana, mas também representou um desafio para os curadores. “Muitos dos integrantes não se conheciam. Eu imaginava uma coisa, e o Hique outra. Foi um desafio achar esse meio termo. Juntamos referências que nós tínhamos e pesquisas nossas, como quem está na cidade [Porto Alegre] trazendo essas musicalidades. São sonoridades de musicistas que são daqui ou que por herança ou escolha mantêm a musicalidade de outros lugares. Teremos momentos mais de solo no concerto, para que as pessoas possam ter acesso àquela sonoridade da forma como ela é originalmente”, explicou Gutcha Ramil.

Hique Gomez ilustra que o show representará uma simbiose entre diversas raízes musicais. “Estamos misturando música celta, africana e brasileira. Um encontro de vertentes diferentes, como a música africana, com seus tambores, e a linguagem ancestral da música celta trazida pelo Tales [Melati]. Misturamos isso com a música nordestina. Há inclusive um episódio narrado pelo Pero Vaz de Caminha onde ele relata a troca musical entre um português de uma caravela com os índios, tocando a gaita de fole.”

Na toada multicultural indicada por Gutcha e Hique, Emily e Nina Borghetti reproduzem a dança flamenca no tablado do Salão de Atos da UFRGS. O concerto ainda terá a participação de Roger Scarton (harmônio e voz), Luiz Ramos (voz), Carlitos Magalhães (bandoneón), Andressa Ferreira (percussão e voz) e Dionisio Souza (baixo).

 

DIREÇÃO E ELENCO

  • Gutcha Ramil
  • Hique Gomez

ELENCO

  • Ìdòwù Àkínrúlí, tambores tradicionais da cultura Yorùbá e voz
  • Hique Gomez, violino, teclado, violão e percussão
  • Loua Pacom Oulai, percussões da Costa do Marfim e voz
  • Emily e Nina Borghetti, dança flamenca e voz
  • Tales Melati, gaita de foles, viela de roda, wistle e bombarda
  • Nina Nicolaiewsky, canto em hebraico
  • Dionisio Souza, baixo
  • Gutcha Ramil, voz, percussão e rabeca
  • Angelo Primon, sitar, oud, guitarra e violões
  • Andressa Ferreira, percussões e voz
  • Guilherme Gul, percussões árabes

PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS

  • Roger Scarton, harmonio e voz
  • Dunia Elias, voz e piano
  • Luiz Ramos, voz
  • Carlitos Magalhães, bandoneón

 

Serviço

UNIMÚSICA – FLUXOS: MUSICALIDADES EM TRÂNSITO | GUTCHA RAMIL E HIQUE GOMEZ

Data

05/09

Hora

20h

Local

Salão de Atos da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110, Porto Alegre-RS)

Ingressos

Distribuição a partir de 02 a 05 de setembro no Centro Cultural da UFRGS (Campus Centro) e somente em 02/09 no ILEA – Instituto Latino-Americano de Estudos Avançados da UFRGS (Campus do Vale) das 9h às 17h.

Serão distribuídos até dois ingressos por pessoa, mediante 1kg de alimento não-perecível por ingresso retirado.

 

 

Mais informações

www.difusaocultural.ufrgs.br/unimusica ou ligia@difusaocultural.ufrgs.br 

Realização

Departamento de Difusão Cultural da UFRGS

Parceria Cultural

Fundação Médica do Rio Grande do Sul

Apoio

Person Pianos

Sistema Fecomércio Sesc-RS

Pâtissier

Roger Lerina

Estação Filmes

Ospa – Orquestra Sinfônica de Porto Alegre

Panificadora Toda Vida

Revista Clandestina

Audio Porto

Porta da Toca

Mesa Brasil – Sesc

UFRGS TV

Rádio Salve Sintonia

Casa Domo

Rádio da Universidade – UFRGS

Curadores do Unimúsica

Ana Laura Colombo de Freitas

Andressa Ferreira

Juarez Fonseca

Lígia Petrucci

Roger Lerina

Deixe uma resposta

X