Jogo de tabuleiro que conta a trajetória do negro em Porto Alegre tem inscrições abertas

Coordenado pelo professor Nilton Mullet Pereira, da Faculdade de Educação da UFRGS, o Centro Cultural promoverá duas oficinas do jogo de tabuleiro As Viagens do Tambor nos dias 29 de abril (8h30 às 12h) e 2 de maio (18h30 às 21h). Elaborado para servir de referência a interessados, a partir dos 12 anos de idade, a mergulharem no universo da influência do negro em Porto Alegre, o jogo faz parte de um conjunto de materiais pedagógicos desenvolvidos por meio do Programa de Extensão Universitária Laboratório de Ensino de História e Educação: Territórios Negros – patrimônios afro-brasileiros em Porto Alegre, da UFRGS. As inscrições podem ser feitas até o dia anterior de cada oficina pelo email niltonmp.pead@gmail.com. Serão disponibilizadas 11 vagas para a oficina de 29 de abril e outras 6 vagas para 2 de maio.

Sobre o jogo

Trata-se de um jogo de tabuleiro que apresenta um percurso na cidade de Porto Alegre, e que evidencia as marcas da presença e pertencimento do negro na cidade. A proposta de elaboração do jogo é proveniente dos diálogos e das práticas extensionistas estabelecidos no referido programa ao longo dos anos de 2016 e 2017. A partir das discussões fomentadas no projeto acerca dos territórios negros urbanos na cidade de Porto Alegre e da temática das territorialidades negras, se constituiu a equipe de trabalho que elaborou o jogo pedagógico As Viagens do Tambor. Nessa equipe, destacaram-se diversos sujeitos, sem os quais a elaboração do material pedagógico não seria possível.

O processo de construção do jogo se deu a partir de uma metodologia diferenciada que priorizou a construção coletiva, com a atuação de diversos sujeitos, tanto de dentro como de fora da Universidade, que estiveram presentes em todas as etapas do processo de composição do jogo, sendo eles: militantes dos movimentos sociais, representantes de instituições que prezam pela conservação do patrimônio histórico negro na cidade de Porto Alegre, mestres Griôs, religiosos da matriz africana, pesquisadores (as), professores (as), estudantes e artistas, como Lupicínio Rodrigues.

Serviço

Oficina 01
Data: 29 de abril de 2019
Horário: 08h e 30min

Oficina 02
Data: 02 de maio de 2019
Horário: 18h e 30min

Vagas disponíveis (além dos alunos da disciplina) – 11 vagas para o turno da manhã e 06 vagas para o turno da noite.

Inscrições pelo email – niltonmp.pead@gmail.com

Deixe uma resposta

X