A programação do Núcleo de Estudos da Canção da UFRGS em 2021 encerra com uma conversa sobre as relações entre a canção e a imagem. Na próxima terça-feira, dia 30, às 20h, a cantora e compositora Letrux, nome artístico de Letícia Novaes, participa do projeto, acompanhada pelo fotógrafo e roteirista Theo Tajes e pela escritora Claudia Tajes. A mediação fica a cargo da produtora cultural Valencia Losada, da Quintal Produções. 

Letrux é um dos nomes de maior destaque no cenário da música independente contemporânea. Ficou conhecida em todo país após o lançamento do seu primeiro disco solo, “Em noite de climão”, em 2017. Multiartista, atua também como escritora e atriz, habilidades que se evidenciam na instigante produção de videoclipes para suas canções, que constituem dimensão fundamental de seu trabalho musical. O mais recente deles, “Contanto Até Que”, faixa do álbum “Letrux Aos Prantos” (2020), foi dirigido por Theo, que também assina o roteiro ao lado de Claudia. 

Como dialogam música e imagem? Quais são os caminhos que levam à tradução visual de cenas e atmosferas evocadas por uma canção? E que novos sentidos ela pode ganhar nesse processo? Essas são algumas das questões que devem nortear a última edição do ano do Núcleo da Canção. O encontro tem transmissão ao vivo pelo canal do Departamento de Difusão Cultural da UFRGS no YouTube.

Sobre o Núcleo de Estudos da Canção da UFRGS

Projeto desenvolvido pelo Departamento de Difusão Cultural da Pró-Reitoria de Extensão da UFRGS, em parceria com Instituto de Letras e Instituto de Artes, com o objetivo de estimular uma reflexão interdisciplinar sobre a canção, essa forma artística fundamental na cultura brasileira. São audições comentadas, conversas, apresentações de pesquisas, palestras e debates, sempre recebendo convidados que desenvolvem seus trabalhos em diferentes gêneros, estilos e abordagens. Em 2021, o Núcleo assumiu formato virtual, com encontros na última terça-feira do mês, que ficam disponíveis no canal do DDC no YouTube após as transmissões. Este ano participaram Bebeto Alves, Filipe Catto, Nelson Coelho de Castro, Alzira E, Patricia Palumbo, 50 Tons de Pretas e Juarez Fonseca.

 

Deixe uma Resposta

X